Sínodo Diocesano será aberto em 13 de novembro e vai durar um ano

As 100 paróquias da Diocese de Santo André se preparam para vivenciar, a partir do próximo dia 13 de novembro, o Sínodo Diocesano, com duração de um ano, e, portanto, só será encerrado em novembro de 2017. Sínodo vem de “synodos”, que quer dizer, caminho feito em conjunto, e que foi traduzida para o latim como “concilium”, ou seja, assembleia.

Dom Pedro Cipollini explica que “A inspiração para a realização do Sínodo Diocesano de Santo André surgiu da identificação da madura caminhada pastoral desenvolvida pela Igreja local. Esta caminhada é identificada pelas Assembleias Diocesanas de Pastoral e pelos Sete Planos Diocesanos de Pastoral”. O bispo diocesano esclarece ainda que “As Visitas Pastorais Missionárias realizadas ao longo de 2016 e a instalação da 100ª Paróquia também fomentaram a busca por um programa de afirmação da fé, conversão e missão”.

O tema geral para a Caminhada Sinodal é “O sonho missionário de chegar a todos”, (cf. Papa Francisco, ‘A Alegria do Evangelho’, nº 31). E os temas específicos serão apresentados ao bispo em encontros que vão acontecer no dia 13 de novembro e no dia 6 de dezembro.

O Site da Diocese vai disponibilizar o material a ser utilizado ao longo dos meses de 2017.

Programação

Dia 13/11 – Domingo – 18h – Celebração de Convocação na Catedral N. S. do Carmo.

Dia 3/12 – Sábado – Abertura e 1ª Sessão Sinodal (Apresentação da Pesquisa).

1º Trimestre de 2017 – Encontros com o Guia 1 (Paróquias – CPPs – Relatório Paroquial) e Sessão Sinodal Geral – Análise Sócio-Eclesiológica.

2º Trimestre de 2017 – Encontros com o Guia 2 (Paróquias e Regiões Pastorais – Relatórios Regionais – Proposta) e Sessão Sinodal Geral – Análise Teológico-Pastoral.

3º Trimestre de 2017 – Sessões Sinodais Específicas (com as Áreas Pastorais, Movimentos e Associações Diocesanas) e Produção do Instrumento Laboris.

15/11/2017 – Externato Santo Antonio – Assembleia Sinodal.

Decreto e Provisão – 30/08/2024

Os Dez Mandamentos

Semana Diocesana de Formação 2024 abordará o tema do Jubileu 2025: “Peregrinos da Esperança”

Sexta edição do Festival Vocacional bate recorde de público