Diocese de Santo André

Simpósio irá resgatar reflexões de documentos eclesiais a respeito do diálogo inter-religioso

Evento é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB

Acontecerá em fevereiro do próximo ano o VII Simpósio de Formação Ecumênica e XVII Encontro de Professores de Ecumenismo e de Diálogo inter-religioso, com o tema “Fundamentos e caminhos para o Diálogo Inter-Religioso”. De 3 a 5 de fevereiro de 2017, no Centro de Formação Sagrada Família, em São Paulo (SP), professores e agentes de Pastoral envolvidos com a causa ecumênica irão resgatar as reflexões contidas nos documentos pontifícios desde o Concílio Vaticano II até hoje.

Durante o Simpósio serão abordadas ainda a Teologia e a espiritualidade inter-religiosas a partir dos textos dos místicos das várias religiões e os caminhos do diálogo inter-religioso no Brasil pela partilha das experiências ecumênicas e inter-religiosas de entidades como a CNBB, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-Paraná), entre outras. O Simpósio contará também com um painel inter-religioso composto de representantes e líderes de algumas das mais expressivas religiões no país.

De acordo com o assessor da Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB, padre Marcus Barbosa Guimarães, a proposta é de os participantes conheçam e aprofundem os fundamentos e caminhos para fortalecerem a dimensão inter-religiosa na missão evangelizadora.

Em sua sétima edição, o Simpósio que é realizado anualmente, é considerado “uma excelente oportunidade para ajudar a semear e fazer crescer a cooperação ecumênica das Igrejas no Brasil”, sobretudo no seu objetivo central de capacitar agentes de pastoral das Igrejas particulares e professores de ecumenismo e diálogo inter-religioso em institutos, faculdades e escolas públicas e particulares. A cada evento é tomado um tema de relevância para a missão ecumênica.

A assessoria na formação será do doutor pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF – MG), padre Enio Marcos de Oliveira, da diocese de Leopoldina (MG). O evento contará com celebrações, momentos de oração e painéis com lideranças de diferentes religiões.

O assessor da Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB, padre Marcus Barbosa, recorda uma frase do papa Francisco que inspira a realização do evento. Durante visita ao Azerbaijão, em outubro, o pontífice afirmou que “abrir-se aos outros não empobrece, mas enriquece, porque nos ajuda a ser mais humanos. A reconhecer-se parte ativa dum dom maior e a interpretar a vida como um dom para os outros; a ter como alvo não nossos próprios interesses, mas o bem da humanidade; a agir sem idealismos nem intervencionismos, sem realizar interferências prejudiciais nem ações forçadas, mas sempre no respeito das dinâmicas históricas, das culturas e das tradições religiosas”.

As inscrições para o simpósio já estão abertas. Faça o download do folder do Simpósio com a ficha de inscrição.

Fonte: CNBB

Compartilhe:

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André

“A Catedral é a casa que acolhe a todos”, reflete Dom Pedro nos 85 anos da Nossa Senhora do Carmo