DoCat – Um livro para o jovem católico ler e vivenciar

A noite de 28 de novembro, no Auditório da Mitra Diocesana, foi a vez da Diocese de Santo André promover o lançamento do livro DoCat com os ensinamentos do Compêndio da Doutrina Social da Igreja, traduzido de uma forma de fácil compreensão e voltado para o público jovem. Na ocasião, o orador da noite, Dom Pedro Carlos Cipollini conversou com os alunos do Curso do YouCat e fez uma explanação das partes tratadas na obra que mostra a preocupação social da Igreja Católica.

Para falar do DoCat, é interessante recordar a publicação denominada YouCat, aquele livro amarelo e branco, de capa maleável destinado aos jovens. O Youth Catechism, o Catecismo Jovem da Igreja Católica – uma proposta do Vaticano para descodificar os conteúdos do Catecismo, como uma tradução na linguagem dos jovens.

Como Dom Pedro disse no início de sua fala, com o YouCat aprendemos sobre a Igreja e agora com o DoCat temos a chance de realizar o que aprendemos. “Muitos se perguntam se a Igreja deve ficar só rezando, ou deve sair para o mundo, dialogando com a sociedade e mostrando que o Evangelho é para ser vivenciado no dia a dia. O DoCat veio para mostrar aos jovens que o caminho é uma Igreja em Saída”, explicou o bispo, que concluiu: “O Compêndio da Doutrina Social da Igreja é o que podemos fazer com os ensinamentos do Catecismo da Igreja Católica”.

A expressão “Doutrina Social da Igreja” designa o conjunto de orientações da Igreja Católica para os temas sociais. Ela reúne os pronunciamentos do magistério católico sobre tudo que implica a presença do homem na sociedade e no contexto internacional. Trata-se de uma reflexão feita à luz da fé e da tradição eclesial. O ensinamento social católico tem o valor de um instrumento de evangelização. Anuncia e atualiza a mensagem de Jesus Cristo em campos fundamentais da vida do homem. Grandes temas da doutrina social são: a família, o trabalho, a vida econômica, a política, a comunidade internacional, a proteção do meio ambiente e a promoção da paz.

img_3012 img_3013 img_3015 img_3020 img_3021 img_3022 img_3024 img_3026 img_3027 img_3028 img_3043 img_3048 img_3057