Diocese de Santo André

7 atos de fé para ficar em sintonia com o Ano Jubilar Mariano

A celebração do Ano Jubilar Mariano inaugurado em outubro de 2016 deu início a um tempo de conversão e renovação da fé do povo brasileiro.

Para bem viver este grandioso momento, listamos 7 atos de fé já presentes na devoção do povo brasileiro e alguns que fazem parte da programação desse Ano Jubilar. Algumas ações podem ser reavivadas para que a espiritualidade mariana ganhe ainda mais sentido e favoreça um maior comprometimento com o Reino de Deus.

A consagração é um ato voluntário e consiste na entrega total de si a Maria. É um ato de fé e comprometimento. Não se resume apenas a rezar uma oração, é muito mais que do que isso. A consagração enriquece a vida espiritual e move o cristão em direção a uma fé libertadora. Quando nos consagramos devemos manifestar o nosso sincero desejo de vivenciar uma fé comprometida com a espiritualidade de Maria, que está diretamente associada à mensagem de seu Filho Jesus.

A Consagração a Nossa Senhora Aparecida ganhou repercussão nacional na voz do Padre Vítor Coelho de Almeida, a partir da década de 50. Com ele e depois com os demais Missionários Redentoristas, especialmente por meio da Rádio Aparecida, esta oração chegou a todos os devotos brasileiros. Ao ler a consagração novamente, reflita como tem vivenciado a sua fé em Maria.

Passados 300 anos, a história da Mãe Aparecida ainda é desconhecida de um grande número de fiéis. Não se trata apenas do fato de sabermos quem é Nossa Senhora Aparecida ou sobre o seu Santuário, mas de um profundo conhecimento sobre essa história de fé e devoção. Quanto mais aprofundarmos no conhecimento da história da Mãe Aparecida, mais a amaremos e seguiremos os seus passos em direção ao seu Filho Jesus.

Ao celebrarmos esse Ano Jubilar, todos somos convidados a crescer no conhecimento dessa devoção que já foi tão contada e recontada por escritores de todo o Brasil e até do exterior.

Em cada celebração, em cada momento de oração, o Santuário Nacional convida os devotos a rezar a Oração Jubilar preparada especialmente para essa ocasião. É uma oração singela e que possui grande significado.

Inclua em suas orações diárias ou semanais esta oração. Recomendamos imprimi-la e deixar em um lugar acessível para não se esquecer de render graças a Deus por todas as graças recebidas nesses 300 anos de Aparecida.

O Terço é a oração mariana mais completa. Ao contemplar os mistérios da vida de Cristo junto com a Virgem Maria, como ela, nos compadecemos dos sofrimentos de Cristo e nos alegramos com a Boa Notícia enviada por Deus. No Ano Jubilar Mariano além de privilegiar os momentos de oração pessoal também podem ser motivados encontros de oração do terço em família e na comunidade, recordando sempre a proposta do Jubileu Tricentenário.

De janeiro a setembro, o Santuário Nacional realiza todo dia 12 de cada mês, a Cerimônia de Coroação de Nossa Senhora Aparecida, às 10h. Essa Novena deseja preparar cada devoto da Mãe Aparecida para o grande mês de outubro. A Novena pode ser acompanhada pela TV Aparecida ao VIVO ou depois no canal do Youtube da emissora.

Durante a cerimônia, no Santuário Nacional, cada devoto recebe um cartão com a Imagem de Nossa Senhora e uma coroa adesiva para imitar esse singelo gesto da Coroação de forma pessoal. Também os colaboradores da Família Campanha dos Devotos podem acompanhar a Coroação pelo Guia Oracional da Revista de Aparecida e coroar Nossa Senhora de suas casas, de forma simbólica e participativa para celebrar o Jubileu dos 300 anos.

Entre as diversas formas de piedade popular destaca-se a romaria. A peregrinação a um lugar considerado santo por uma devoção que ali nasceu ou mesmo por aparições de Nossa Senhora mobiliza milhares de devotos em todo o mundo. A caminhada em direção a um santuário está muitas vezes relacionada ao cumprimento de uma promessa e antes ainda para pedir a intercessão diante de uma situação de necessidade. O Santuário Nacional recebe 19 mil ex-votos por mês, sendo que no mês de outubro, esse número chega a 30 mil.

No Ano Jubilar Mariano essa manifestação da piedade popular pode ser realizada ao Santuário Nacional ou ainda a igrejas dedicadas à Nossa Senhora Aparecida. O mais importante é que essa peregrinação seja fruto de uma fé verdadeira e amparada no desejo de imitar as virtudes da Virgem Maria.

O Papa Francisco possibilitou aos devotos da Mãe Aparecida lucrar indulgências plenárias durante o Ano Jubilar Mariano. As indulgências podem ser obtidas a partir da peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida ou qualquer igreja paroquial do Brasil dedicada à padroeira do país.

A Igreja ensina que a indulgência é “remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada”. Os fiéis brasileiros poderão alcançar a indulgência plenária durante o Ano Jubilar sob as seguintes condições habituais: confissão sacramental, comunhão eucarística e rezar na intenção do Santo Padre, o Papa.

Que ao vivenciar e seguir devotamente esses 7 atos de fé, encontre-se com uma fé mais viva e mais fortalecida.

Fonte: A12

Compartilhe:

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André

“A Catedral é a casa que acolhe a todos”, reflete Dom Pedro nos 85 anos da Nossa Senhora do Carmo