Com direito à aula inaugural do bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, a Escola de Teologia da Diocese de Santo André retornou seus trabalhos na noite desta terça-feira, (07/02), com o Curso Livre de Teologia para mais de 30 agentes de Pastoral, na Praça do Carmo (ao lado do prédio da Cúria). A Escola tem como diretores os sacerdotes Pe. Paulo Afonso da Silva e Pe. Júlio Caprani, mipk, e o professor Márcio Magalhães Fontoura.
Antes do início da aula, Pe. Joel Nery, Vigário Episcopal para Pastoral, foi o responsável pelas primeiras instruções aos alunos e, em seguida, Dom Pedro abençoou as dependências da Escola e deu a primeira saudação dos alunos. “Somos luz e sal, mas nem o sal e nem a luz são para si mesmo, mas para os outros. A luz ilumina os outros. O sal não deixa a carne apodrecer. (o curso) Não é para mim somente, mas é muito mais para servir aos outros”, frisou Dom Pedro.
No início da aula, o bispo agradeceu a todos que ajudaram à Escola voltar a funcionar e destacou a importância do curso. “A diocese tem que fornecer oportunidades para que os leigos tenham conhecimento teológico. Desta forma, a partir de hoje (terça-feira, dia 7), nossa diocese preenche uma lacuna. Ela fornece também uma formação teológica de boa qualidade aos leigos”, frisou.
Para o Pe. Júlio, o curso qualifica a ação pastoral. “Creio que há um incentivo para acreditar mais em uma Igreja descentralizada onde o leigo também é capaz de pensar dentro da Igreja, e principalmente de estudar, que antes era somente reservada aos padres”, explicou o sacerdote. “A proposta do curso na fundamentação é o investimento no leigo. Sabemos que hoje o padre, com toda sua dificuldade na paróquia, se não tiver provido de bons leigos para auxiliar, é muito difícil”, complementou Pe. Paulo Afonso.
Segundo o professor Márcio, a Diocese cumpre “seu papel de possibilitar aos leigos de ter uma formação teológica, melhore sua vida de fé e sua prática pastoral”.
Os alunos também ressaltaram a importância do curso. “É questão do crescimento formativo. Uma oportunidade que a Diocese nos dá. Na verdade, não, para realização pessoal, para colaborar na vida comunitária”, disse Sérgio Luiz Matias, da Comunidade Fanuel. Já Fausto Ferreira Junior, da Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, elogiou a primeira aula. “Tudo o que é ministrado pelo Dom Pedro sempre tem muita sabedoria e conhecimento, além da facilidade que ele tem de passar (informação) para o público”, completou.
O curso terá duração de três anos, com três encontros semanais, de terça-feira à quinta-feira. Quem tiver interesse em participar ainda dá tempo. Mais informações pelo email: escoladeteologia@diocesesa.org.br ou nos telefones (11) 4469-2077 ou (11) 9.9981-1233.