Diocese reza pela vida e proteção de policiais na missa pela paz

A Catedral Nossa Senhora do Carmo, na noite de 15 de março, teve em sua praça mais de cinquenta viaturas policiais ali estacionadas. Este fato inusitado se deu pela celebração da Missa pela Paz com as Forças de Segurança, presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini que disse, “Muitas vezes rezamos pelos detentos que também sofrem espiritualmente pelos erros cometidos, mas hoje queremos rezar pela vida dos responsáveis pela segurança nas cidades do Grande ABC. É um momento celebrativo de oração. É bom estamos diante de Deus para pedir a proteção a todos policiais, civis e militares. Rezamos por todas as Forças Públicas de Segurança, todos estes organismos que atuam no Grande ABC, trabalhando para que exista a paz na sociedade”.

O bispo recordou uma passagem bíblica. “Jesus diante de um centurião romano que veio lhe pedir a cura de um ajudante, afirmou que ‘nunca tinha visto fé assim em toda a Israel’. Elevemos nosso pensamento a estes profissionais que trabalham com tantas dificuldades, tendo que no dia a dia enfrentar o perigo constante. Agradecemos aos agentes de segurança. Sejamos sempre agradecidos. Nos reunimos hoje aqui para valorizar este trabalho”.

Dom Pedro recordou que durante as Visitas Missionárias Pastorais realizada no ano passado teve a oportunidade de conhecer de perto muitas delegacias policiais e batalhão da polícia militar e ver de perto como é duro a vida que levam, tendo que se reinventarem todos os dias. “As dificuldades são enormes e nos momentos difíceis é fácil desanimar e sempre dizia a eles e repito hoje, mantenham a esperança. Na Bíblia o nome de felicidade é paz. A busca da paz é que nos traz alegria”.

Concluindo o bispo citou: “Ao pessoal da Segurança Pública quero dizer que sabemos que aqui na Terra é impossível a paz total, mas a busca já é uma recompensa. Não acreditem jamais que a paz é alcançada fazendo a guerra. A paz só é possível fazendo a paz. Construamos uma sociedade onde se pode viver em paz”.

Falando em nome das Forças de Segurança presentes em grande número, o delegado seccional de Santo André, Dr Hélio Bressan, responsável também por Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra fez um emocionante desabafo. Ele disse: “Agradeço por este momento, por esta missa. Ninguém gosta de homenagear a Força de Segurança. Somos muito criticados. As pessoas apontam nossos erros, esquecendo-se que também somos de carne e osso, que temos família. Esquecem que damos nossa vida para a vida deles. As pessoas esquecem que as balas também nos ferem e nos matam”.

Em outro ponto destacou: “Nós não queremos muita coisa. Queremos acima de tudo reconhecimento. Quando virem uma viatura, lembrem-se que ali dentro tem uma pessoa, um ser humano. Nós policiais saímos de casa e não sabemos se vamos voltar. Não podemos ver nossos filhos no dia a dia por que saímos cedo e quando voltamos já estão dormindo. Trabalhamos quando todos descansam. Trabalhamos enquanto a maioria se diverte. Não temos carnaval, fim de ano. E ninguém se lembra de fazer uma ligação para dizer Feliz Páscoa, por exemplo”.

Dr. Helio também destacou a parceria com a Prefeitura de Santo André. “Vejo na missa o prefeito Serra e de público quero agradecer a sua ajuda, a sua cooperação para com a Polícia. Ele não tem poupado esforços para colaborar com a ação da polícia. E o resultado é que vem provar que está trabalhando para o seu povo. Agradeço Dom Pedro por esta bonita celebração e quero informar que como gesto concreto estamos deixando uma doação de dez mil fraudas geriátricas para a Diocese destinar as suas casas de acolhimento.

Após a celebração que foi animada pelo Coral dos Seminaristas da Casa Propedêutica da Diocese, Dom Pedro, acompanhado pelos sacerdotes abençoou as viaturas e as pessoas que nelas trabalham.