Diocese de Santo André

Dom Pedro parabeniza Ribeirão Pires e integra procissão de São José: “Defensor da Vida”

Mesmo com o tempo nublado e chuvoso, centenas de fiéis prestigiaram na tarde de domingo (19/03), a festa do patrono das famílias, dos trabalhadores e de toda a Igreja, que coincide com as comemorações dos 63 anos de emancipação política e administrativa de Ribeirão Pires

“Vamos celebrar o Santo Defensor da Vida!”, assim o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, iniciou ao lado do povo ribeirão-pirense e dos sacerdotes, a caminhada pelas ruas do entorno da centenária Igreja Matriz São José, no Centro Alto do município do ABC.

Em quase uma hora de trajeto, todos e todas cantaram o hino do patrono da cidade, além de entoaram louvores à Nossa Senhora e orações a Deus, como forma de agradecimento por graças alcançadas e pedidos de emprego e harmonia familiar.

Na metade do percurso, o líder da Igreja Católica na região se posiciona em frente ao Hospital Ribeirão Pires e reza pela rápida recuperação dos enfermos. “Tenham fé! Que São José interceda junto a Jesus Cristo para a plena saúde de todos vocês”, proclama.

A caminhada teve fim na Matriz que leva o nome do santo, com uma missa especial lotada de fiéis – com as presenças do pároco Nivaldo Feliciano da Silva e do Padre João Roque Lorenzato – que inaugurou o novo altar da Paróquia.

Durante a homília, Dom Pedro destacou a fidelidade e amor com que São José cumpriu a missão divina na Terra. “Ele (José) cumpriu a vontade de Deus, porque era um homem justo. Aceita Maria (mãe de Jesus) como sua legítima esposa e juntos criam o menino Jesus”, atesta.

O bispo diocesano também ressaltou o legado do santo protetor das famílias, na defesa da vida e no enfrentamento das adversidades. “Na Igreja somos todos parentes, em nome de Jesus. Somos uma família! E José é aquele que não poupou esforços para colaborar com as obras de Deus. Aquele que fugiu da perseguição de Herodes para proteger o seu bem mais precioso (filho, Jesus). Aquele que, sobretudo, nos ensinou muito sobre a sabedoria e o amor”, declara.

Ao final da celebração, Dom Pedro, que recebeu o título de cidadão de Ribeirão Pires na sexta-feira (17/03) – veja mais: http://migre.me/whHqP – parabenizou o município e deixou uma mensagem para o povo ribeirão-pirense: “Desejo progresso e paz para essa querida cidade que completa 63 anos e me acolheu tão bem desde que cheguei à região. Que seja governada com honestidade. Na saúde pública, na educação, em todas as áreas. E que os governantes olhem para as necessidades da população. Meu fraterno abraço!”.

Fotos e Texto: Fábio Sales

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/02/2025

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025