Pastorais debatem evangelização na sociedade visando o Sínodo Diocesano

Com a presença do Bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, o 7º Encontro das Áreas Pastorais para Cultura, Educação, Comunicação e Diálogo Inter-Religioso – que integra o trabalho do Sínodo Diocesano – aconteceu na manhã deste sábado (05/08), na Cúria Diocesana, no centro da cidade andreense.

Integrantes das pastorais da Educação, Ensino Religioso, Universitária, Comunicação e Equipe Ecumênica Diocesana estiveram reunidos para apresentar possíveis emendas ao texto que retrata a caminhada e anseios de cada grupo. O documento será apresentado para estudo e aprovação na Assembleia Diocesana, agendada para o dia 15 de novembro de 2017, a fim de que os membros sinodais tenham conhecimento da realidade dos setores de evangelização.

“As propostas concretas relativas à articulação do Sínodo Diocesano irão ajudar na evangelização. Nosso objetivo é fazer com que os meios de comunicação social, dos sistemas educacionais e de todas as forças desta área capacitem cada vez mais a forma de evangelizar na sociedade. Anunciando a paz, através desses instrumentos de diálogo e comunicação, a Igreja poderá colaborar com uma paz justa, que crie fraternidade e faça a nossa sociedade avançar!”, enfatiza Dom Pedro.

De acordo com a secretária Mércia Aparecida da Silva, os presentes responderam o questionário da planilha 3 relatando qual a realidade de cada pastoral. Esses dados foram compilados e a equipe de redação do Sínodo produziu um texto que traz o bojo dessas respostas.

“O grande objetivo é o sonho missionário de chegar a todos e a todas, para que essas pastorais e movimentos possam ser auxiliados à luz da reflexão que o Sínodo tem ajudado a Diocese toda a fazer aquilo que pode ser pistas de ação para evangelização no Grande ABC nesse ambiente urbano que vivemos”, analisa o pároco da Catedral Nossa Senhora do Carmo, Padre Joel Nery.
O material finalizado do Sínodo Diocesano norteará a ação das pastorais da Igreja Católica no ABC Paulista e será enviado ao Vaticano, para avaliação do Papa Francisco, no início de 2018.
O próximo encontro com o CRP (Conselho Regional de Pastoral) acontece no próximo sábado (12/08), a partir das 14h, em Diadema.

Confira as opiniões de quem esteve lá!

“Por meio do nosso Sínodo, nesse caminhar juntos, temos que pensar estratégias para responder as demandas contemporâneas tão necessárias à evangelização e aos projetos formativos que impactam na melhor forma de viver o evangelho em nossas comunidades, nos campos da educação, do trabalho, da comunicação social e também do ambiente cultural”, Jerry Chacon (convidado a participar do Sínodo Diocesano).

“Esse encontro de preparação para o Sínodo é justamente, de fato, uma contribuição para evangelização, de levar Cristo aos irmãos, mas também se fazer entender a importância da realidade humana, através da realidade universitária, do qual discutimos com outras áreas. O Sínodo vai abrir portas para o amadurecimento da fé, enquanto sociedade na nossa Dioceses”, Padre Francisco Pires  (assessor da Pastoral Universitária).

“A comunicação tem sido uma importante ferramenta na forma de evangelização em nossa Diocese. Muitas paróquias se atentaram à relevância dessa área e adotaram a ideia de transmitir as respectivas mensagens às comunidades, por meio das redes sociais e de informativos, a fim de que toda a Igreja tenha ciência das ações em prol de uma sociedade mais próxima do Reino de Deus”, Fernanda Minichello (Coordenadora Diocesana da Pascom).

“Em tempos de rivalidade, o Sínodo vai ajudar a facilitar o diálogo com os irmãos e o respeito entre as diversas denominações religiosas.  É uma grande alegria participar desse Sínodo e ver que a perspectiva é a de fazer com que o evangelho chegue aos corações distantes, sobretudo daqueles que ainda não conseguem dialogar com o diferente”, Padre Renato Fernandez  (representante da área 7 da Comissão Ecumênica e Diálogo inter-religioso).

“Essa reunião vem lançar luzes, como por exemplo, articular colégios católicos e nossas comunidades, o desafio das escolas públicas, lembrando que Jesus, o grande educador, o pedagogo do pai, vem nos ensinar a transmitir o amor e trazer vida em abundância. A importância da educação é levar vida as pessoas. O Sínodo dará respostas e pistas para nossa articulação pastoral em nossa Diocese” Renan Evangelista (coordenação da Pastoral da Educação).

Também participaram da reunião os coordenadores da Equipe Ecumênica Diocesana, Heloísa Martins Ortiz e Fernando Ortiz.

Saiba mais sobre o Sínodo, aqui

Foto e Texto por Fábio Sales