Comunidade “da divisa” retoma atividades

A tarde do dia 20 de agosto, embora fria e chuvosa, foi alegre e marcante para os moradores do Jardim Riviera (Santo André) e do Bairro Montanhão (São Bernardo do Campo).

Mesmo em meio à chuva incessante, uma pequena e animada carreata conduziu a nova imagem de Santa Luzia da matriz paroquial Nossa Senhora de Guadalupe até o seu destino – a Comunidade Santa Luzia, da Paróquia Jesus de Nazaré – onde foi celebrada a Eucaristia que, entre outros, contou com a participação de membros da família Baraldi, pioneira no Montanhão. A emoção e a piedade eram visíveis no semblante de todos os participantes, ajoelhados no chão rústico, ao verem o local retomando suas atividades, após 4 anos desativado.

Encerrou a comemoração uma salva de rojões, marcando o reinício da caminhada na comunidade, que já começa a reestruturar as pastorais da Liturgia e do Dízimo, a fim de ser sinal do Reino de Deus naquele pedaço de chão afastado dos grandes centros.

O próximo gesto concreto das “paróquias-irmãs” acontecerá nos próximos dias, quando fiéis da Paróquia N. Sª de Guadalupe farão um mutirão para reforma e pintura da parte interna da capela, a fim de que a imagem da padroeira, abençoada no dia de sua chegada, seja devidamente entronizada e o espaço celebrativo solenemente reinaugurado.

Um pouco de história

Tudo começou quando as religiosas servas do Coração de Jesus Agonizante procuraram o proprietário de uma chácara na Rua Antônio Zampah, pedindo-lhe que cedesse um galpão utilizado como garagem, a fim de sediar as celebrações eucarísticas de uma comunidade em formação, pertencente à paróquia Jesus de Nazaré e colocada sob a proteção de Santa Luzia.

As dificuldades, no entanto, eram muitas: além das outras 13 comunidades a serem atendidas pela paróquia, aquela era de difícil acesso, com longa distância da sede paroquial (quase 8 km), percorridos por meio de uma estrada sem asfalto… O triste desfecho culminou com a passagem do Rodoanel, que retirou muitas famílias da região, deixando a comunidade quase despovoada. Assim, em 2013, a capela cessou suas atividades.

Hoje

Pouco antes de retornar à Diocese de Ímola (Itália), Pe. Gabriel Tondini – último pároco da Jesus de Nazaré enviado pelo Projeto Igrejas-irmãs – procurou Pe. Cícero Soares – da vizinha Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, propondo-lhe que esta prestasse atendimento pastoral e espiritual à capela do outro lado da divisa, que fica a apenas 1,9 km da matriz paroquial andreense.

Selado o acordo entre as “paróquias-irmãs”, desde o dia 18 de junho a Comunidade Santa Luzia voltou a funcionar, com celebração dominical duas vezes ao mês, para alegria dos moradores do Montanhão.

Mas o desafio ainda é grande: caso você se interessou por esta história e deseja colaborar, entre em contato com a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe: fone 4452 0288; e-mail nsdeguadalupe@diocesesa.org.br ou facebook