Diocese de Santo André

Ide por todo o mundo

O mundo necessita de uma mensagem de esperança e de paz. Quem poderá dar esta mensagem? Quem a levará? Sem dúvida é Jesus e os que nele acreditam. Aparentemente as pessoas não precisam mais de mensagem e mensageiros de uma esperança que dê sentido à vida. Mas na realidade nunca foi tão necessária como hoje, tanto a mensagem como os mensageiros de esperança.

A Igreja é missionária por sua natureza. Jesus enviou os apóstolos em missão: “Ide por todo o mundo proclamar o Evangelho...” (Mc 16, 15); “Ide, portanto, fazer discípulos de todas as nações...” (Mt 28, 19). Os apóstolos a partir de Pentecostes iniciam a caminhada missionária da Igreja. Assim, a Igreja, mais que ser missionária, ela mesma é uma comunidade em permanente missão a favor do Reino de Deus anunciado e iniciado por Jesus!

Neste mês de outubro nosso pensamento esteve voltado para a missão, e nos impeliu a sermos cristãos abertos à missão. O Papa Francisco insiste em uma Igreja “em saída”. Nada de fechamento sobre si mesma. Os bispos reunidos em Aparecida deixaram escrito: “Uma paróquia, comunidade de discípulos missionários, requer organismos que superem qualquer tipo de burocracia. Os Conselhos Pastorais terão de estar formados por discípulos missionários constantemente preocupados em chegar a todos. O Conselho de Assuntos Econômicos junto a toda a comunidade paroquial, trabalhará para obter os recursos necessários, de maneira que a missão avance e se faça realidade em todos os ambiente” (Apd n.203).

Aí está o apelo para que todos os nossos ambientes cristãos sejam animados por uma comunhão missionária, um desejo muito grande de levar ao mundo a mensagem de esperança que Jesus quer transmitir. E esta mensagem consiste no amor incondicional de Deus para com todos os seres humanos, para com toda a criação.

Queremos uma Igreja que esteja em estado permanente de missão, usando a expressão do papa Francisco: “Naquele IDE de Jesus estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja, e hoje todos somos chamados a esta nova saída missionária” (EG n.20).

Em recente pesquisa encomendada pela Diocese de Santo André, pesquisa realizada pela USCS, pudemos avaliar a ação da Igreja e sua incidência na vida da população do Grande ABC. A Igreja Católica esteve presente aqui desde o início do povoamento desta Região e acompanhou seu desenvolvimento. Neste momento atual ela está revendo sua caminhada por meio do seu Sínodo Diocesano. Este Sínodo, que quer dizer caminhar juntos, é um momento único de avaliação e retomada de vigor para sempre recomeçar sua tarefa.

Queremos reafirmar nosso compromisso com o anúncio dos valores humanos e cristãos quais sejam a justiça e a paz, a fim de que nossa tarefa evangelizadora seja um contributo eficaz na realização e promoção da vida de tantas e tantas pessoas que depositam sua esperança em Cristo e desejam viver esta esperança em comunidade, em Igreja.

Artigo escrito por Dom Pedro Carlos Cipollini para o Jornal Diário do Grande Abc.

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”