Quaresma: superação da violência

Durante a Quaresma deste ano de 2018 a Igreja nos convida a viver o caminho de preparação para a Páscoa refletindo a Campanha da Fraternidade inspirada no lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8) e no tema: “Fraternidade e superação da violência”.

Anuncia-se nesse caminho um sonho cristão de consolidar um Reino de Irmãos. Esse sonho é a utopia revolucionária que move os continuadores dos passos de Jesus Cristo, Cordeiro de Deus, libertador da humanidade. Não se trata de missão fácil, sobretudo, num contexto cada vez mais marcado pelo apelo constante à violência como solução dos problemas de desigualdade social, falta de estrutura e segurança pública.

Não sendo esse um caminho fácil, a quaresma se apresenta como tempo favorável para a conversão. Vivendo sobretudo um jejum de esvaziamento de si; a esmola com expropriação da dominância do ter sobre o ser; a oração como libertação da reificação (coisificação) que a todo momento tenta se sobrepor à existência.

Que possamos aprender a reconhecer as dinâmicas de violência tão presentes e nossas vidas e buscar um movimento de superação, sobretudo, tentando construir uma Cultura de Paz utilizando suas principais ferramentas: a conscientização, a educação e a prevenção.

Como afirma o Decálogo de Assis para a Paz, fruto de um encontro de diversos líderes religiosos, em 24 janeiro de 2012, no terceiro ponto:

“Comprometemo-nos a promover a cultura do diálogo, para que se desenvolvam a compreensão e a confiança recíprocas entre os indivíduos e entre os povos, pois são estas as condições para uma paz autêntica.”

Escrito por Jerry Adriano Villanova Chacon, filósofo e educador, membro da Pascom da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Santo André.