Diocese de Santo André

Grupo de missionários do Regional Sul 1 é enviado à Diocese de Pemba em Moçambique

No último domingo, 18 de março, na Catedral Metropolitana de Campinas, o arcebispo de Campinas e presidente do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Airton José dos Santos, presidiu a Santa Missa de envio do grupo missionário para a Diocese de Pemba, norte de Moçambique. Eles vão integrar o Projeto Ad Gentes, Pemba, mantido pelo episcopado paulista.

Participaram também da celebração, Dom José Luiz Bertanha, bispo de Registro e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial do Regional Sul 1; Dom Pedro Luiz Stringhini, vice-presidente do Regional Sul 1 e bispo de Mogi das Cruzes; Dom Julio Endi Akamine, secretário-geral do Regional Sul 1 e arcebispo de Sorocaba e Dom João Bosco Barbosa de Sousa, bispo de Osasco.

Juntamente com Dom José Luiz Bertanha, embarcarão os diáconos: Denis Aparecido Mendes Pereira e Rafael Ferreira de Santana da Diocese de Osasco; a leiga Fernanda de Cassia Leal da Diocese de Mogi das Cruzes e seis membros da Fraternidade Missionária o Caminho: Pe. Boaventura dos Pobres de Jesus, Fr. Cléofas Filho do Monte Calvários, Ir. Hadassa do Amor Eucarístico, Ir. Nazareth Hóstia de Cristo, Ir. Séphora do Humilde Rei Jesus, e o leigo Leandro Martins Soares.

No contexto do Ano do Laicato o arcebispo salientou que todo o batizado deve se comprometer com a missão. Ele enfatizou: “Toda pessoa que se sente chamada a anunciar o Evangelho, é missionária onde Deus a colocou, seja dentro de sua família, no seu trabalho, em sua cidade”.

Em sua homilia, pediu que todos se comprometam com a missão para Pemba,
materialmente e espiritualmente, sobretudo com orações, que serão o sustento e fortaleza dos missionários. Foi um grande convite: “Esforcemo-nos e sejamos generosos ajudando nossos missionários a continuarem anunciando o Evangelho e a serem testemunhas de Cristo onde serão enviados.” Ele concluiu agradecendo a Deus por esta resposta à Igreja de Pemba: “Que o Senhor nos fortaleça, nos ajude e nos faça cada vez mais corajosos e generosos na partilha com os irmãos e irmãs que pouco ou nada tem para a sua vida cristã”.

Os missionários revelaram a grande expectativa pela viagem a Pemba,
onde poderão conhecer uma nova realidade. Fernanda de Cassia Leal, a mais nova do grupo, 23 anos, não escondeu sua emoção: “Constantemente devemos compreender que a missão é o chamado que todo cristão é convocado a viver em todos os setores da
vida. O Senhor nos envia: “Ide”. Cristo fez uma opção preferencial pelos pobres, marginalizados, pelos excluídos e hoje nos envia a estar com este povo sofredor. A missão é sobretudo, uma iniciativa do Espírito Santo. Na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, Papa Francisco nos diz que “Jesus é o primeiro e maior evangelizador”.

Assumir essa missão é para mim uma grande alegria, é encontrar no
rosto de cada irmão o próprio Cristo, trilhar este caminho de salvação é uma grande graça. Agradeço ao Senhor e todos os irmãos que tornaram isto possível. Agradeço aos meus pais, meus amigos e a Comunidade Rosa Mística. Agradeço ao Regional Sul I da CNBB pela oportunidade e aos Franciscanos Conventuais pela minha formação
pessoal. Que Deus abençoe a todos”.

O jovem Leandro Martins Soares, 28 anos, acredita que o chamado de Deus para avançar ás águas mais profundas dentro da sua vocação laical foi um meio de se desprender das ambições profissionais e financeiras para se ancorar na realização espiritual por meio do serviço aos mais necessitados: “Não tenho dúvidas de que será uma experiência de doação e encontro com Cristo, mas também de auto conhecimento e
crescimento na fé! Deus está à frente de tudo!”.

O bispo da Diocese de Pemba, o brasileiro Dom Luís Fernando Lisboa, CP,
missionário passionista, também fala das expectativas em receber os missionários: “O Regional Sul 1 está dando um belo exemplo de como a Igreja é missionária na sua essência. Agradeço, de coração, todos os irmãos no episcopado deste imenso regional, pela abertura, cooperação e envio missionário. Aos missionários e missionárias que
vêm em abril e aos que já estão, Deus os abençoe pela disponibilidade e generosidade. Sejam muito bem vindos. Deus os abençoe abundantemente!”.

A santa missa ainda marcou o lançamento da campanha: “eu ajudo Pemba” em prol da ação missionária. Os fiéis receberam flyers com a oração missionária e informações para fazerem suas contribuições. Os recursos arrecadados serão administrados pelo fundo missionário do Regional Sul 1.

Os missionários viajarão no próximo dia 5 de abril, quando embarcam em voo para Johannesburg e de lá seguirão para Pemba, localizado no norte de Moçambique na África.

Compartilhe:

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André

“A Catedral é a casa que acolhe a todos”, reflete Dom Pedro nos 85 anos da Nossa Senhora do Carmo