Diocese de Santo André

Ribeirão Pires ganha itinerário de fé com inauguração da Via Crucis

Durante a inauguração Dom Pedro Carlos Cipollini realizou a bênção das estações

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires realizou a cerimônia de entrega da Via Crucis na escadaria do Mirante Santo Antônio, na noite da última segunda-feira, dia 27. Cerca de mil pessoas integrantes das comunidades das paróquias do município e região prestigiaram o evento, que contou com a presença do Bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, do prefeito da Estância, Adler Teixeira – Kiko, o vice-prefeito, Gabriel Roncon, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Flávia Dotto, entre outras autoridades municipais e das paróquias de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

A entrega da Via Crucis fez parte das celebrações dos 64 anos de emancipação político-administrativa da Estância. A instalação das quinze obras de arte feitas em mosaico, pela artista Silvana Luz, que retratam o caminho percorrido por Jesus Cristo desde Pretório até o Calvário, era um pedido antigo da comunidade católica das paróquias locais.

Ansiosa para percorrer a Via Sacra, a munícipe Daniela Terra de Souza, integrante da Comunidade do Mirante Santo Antônio, da Paróquia de São José, falou sobre a importância do projeto. “Para nós, integrantes da comunidade do Mirante, a entrega da Via Crucis é um sonho realizado. Foram vinte anos desde a idealização até a inauguração. Estamos muito felizes pela conquista e com o apoio do Poder Público. Pedimos que o local seja preservado”, declarou emocionada.

O Mirante Santo Antônio recebeu manutenção, limpeza, pintura e recolocação de calhas para escoamento da água. Todos os serviços foram realizados no entorno da Capela e escadaria. Além da revitalização, foram construídas 15 molduras de alvenaria para encaixe dos mosaicos que ilustram as estações da Via Crucis.

Durante a cerimônia de inauguração, o Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini realizou a bênção das estações. “A instalação da Via Crucis pelo Poder Público demonstra o interesse pelo bem patrimonial, beneficia a Estância e traz à memória a história de Jesus Cristo. A presença de todos vocês, das autoridades paroquiais e dos gestores municipais, nos mostra que por meio da união é possível alcançar os objetivos e viver em uma sociedade com amor, paz e fraternidade”, afirmou o Bispo.

“Fico muito feliz em entregar este projeto no mês de celebração do aniversário da Estância. Pedido há tanto tempo pela comunidade, a Via Crucis complementa as nossas ações de fomento ao turismo local. Entregamos o Mirante revitalizado, com videomonitoramento e zeladoria feita por efetivo da Guarda Civil Municipal. Pedimos que a população se aproprie do local e ajude na preservação deste importante ponto turístico”, afirmou o prefeito Kiko.

Dentro das festividades de aniversário da cidade, no dia 30 de março (sexta-feira), 14h acontece a Encenação da Paixão de Cristo na Vila do Doce – Palco Central (Rua Boa Vista, S/N no Centro).

Compartilhe:

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André

“A Catedral é a casa que acolhe a todos”, reflete Dom Pedro nos 85 anos da Nossa Senhora do Carmo