Tudo começa com a Pastoral Vocacional, uma porta de entrada para todos os jovens que desejam ingressar nos estudos para se tornarem um sacerdote de Jesus Cristo. Este trabalho tem sido muito forte na Diocese de Santo André. Tanto que neste Serviço de Animação Vocacional estão recebendo as orientações iniciais, vinte e cinco jovens.
Uma vez discernidos de seu chamado vocacional, adentram para a Casa Propedêutica, onde permanecem por um ano, vivenciando o desligar-se da família e já participando da vida dentro da comunidade religiosa.
Após este ano inicial, onde passaram a viver nas dependências do Propedêutico, na Paróquia Santa Maria Goretti, na Região Santo André Utinga, iniciam o processo seminário, cursando os três anos do curso de Filosofia, quando então passam a residir na casa da diocese com sede em Diadema.
Finalizada esta etapa, vão vivenciar o curso de Teologia por quatro anos. Neste período uma nova mudança, desta vez indo residir na residência em Santo André. Após estes oito anos de estudos, entram no Ano Pastoral, servindo em uma paróquia determinada pelo bispo diocesano, período em que são ordenados diáconos transitórios e por fim são consagrados presbíteros.
Constantemente, Dom Pedro Cipollini visita os seminários Propedêutico, de Filosofia e de Teologia, como fez no dia 17 de março último, ocasião em que foram registrados estes três grupos de fotos, onde vemos os seminaristas destas três fases de estudos.
Vale citar ainda, que devido as obras de reformas na Casa de Teologia, os seminaristas desta residência estão morando, provisoriamente na Casa Propedêutica.