Um movimento para acolher as “Pessoas Sós”

Comunidades Nossa Senhora da Esperança é o nome de um movimento da Igreja Católica que se destina a atender e acompanhar as Viúvas e Viúvos, Pessoas Sós, ou seja, as solteiras (os) e separadas (os) que continuam sós.

A proposta do movimento fundamenta-se na mística da “entre – ajuda”, no sentido pleno da palavra, com o propósito simples e plenamente possível de formar grupos, onde a preocupação seja:

– Louvar e servir a Deus, no estado de vida descrito acima

– Buscar intensamente novos caminhos que levem a Cristo

– Renovar a confiança e esperança de uma vida digna, sob a proteção materna de Nossa Senhora.

– Testemunhar, em âmbito nacional, que se pode viver de forma cristã as alegrias da vida, dom gratuito de Deus.

Na Diocese de Santo André existem quatro grupos: dois em São Bernardo do Campo e dois em São Caetano do Sul. Como ocorre todos os anos, além de várias atividades pertinentes ao carisma e mística do movimento, realiza-se o “Retiro Espiritual” (um dia de reflexão), como o que ocorreu no dia 26 de agosto, das 8h30 às 16h, no Seminário Diocesano São José, localizado no Morro do Cintra, em Santos.

Com a participação de cinquenta e cinco pessoas, todos trabalhando o tema: “O Elogio da Sede”, baseado no livro do sacerdote, poeta e teólogo português, José Tolentino Mendonça. Ao redor do tema da sede, tão próximo do ser humano, levando a uma reflexão ampla e envolvente que guiou as reflexões sobre os problemas do mundo pós-moderno, um texto de rara beleza e originalidade.

Ao final os organizadores (Agnes e Ivan Silvério, Casal Regional da Diocese de Santo André) agradeceram o Pe. Baldam, reitor do seminário, que cedeu gentilmente o local, e o Pe. Fernando Gross, pregador do retiro e Conselheiro Espiritual do Grupo “Caminhando com Maria”. Para saber mais entre em: www.cnse.org.br. O contato é: cnse@diocesesa.org.br.