Diocese de Santo André

Bíblia: Palavra de Vida

Prezado leitor e leitora permitam-me refletir com vocês sobre a Palavra de Deus contida na Bíblia. Ela é luz para nossos passos, orientação para nosso caminhar. Neste mês de setembro a Igreja Católica recorda aos fiéis, de modo particular, o grande dom de Deus contido na Sagrada Escritura. Deus se revela a nós e o ponto alto desta revelação é Jesus Cristo seu filho.

Falamos com quem amamos, a eles nos dirigimos. Toda palavra é expressão de um desejo ou sentimento. A Palavra de Deus traz os desígnios divinos dirigidos ao povo. Jesus é a Palavra de Deus encarnada (cf. Jo 1,1-18). Ele nos revela o grande amor de Deus pela humanidade e por toda a criação. Jesus nos revela que o ser do próprio Deus é amor (cf. 1 Jo 4,8).

Em um mundo dominado pela incerteza e egoísmo que desiludem a tantos e faz desanimar a muitos; haja vista o crescente número de suicídios, a Palavra de Deus nos revela o sentido da vida: “Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte. Todo aquele que odeia seu irmão é homicida, e vocês sabem que nenhum homicida tem a vida eterna dentro de si. É nisto que conhecemos o que é o amor: Jesus entregou sua vida por nós; portanto, também nós devemos entregar a vida pelos irmãos” (1Jo 3,14-16).

A Bíblia deixa evidente que a vida religiosa autêntica, se baseia na solidariedade concreta, especialmente com os pobres. O egoísmo que expressa a falta de amor, impede que a vida dos irmãos se desenvolva de forma digna e plena. Por outro lado, com a entrega da sua própria vida, Jesus é o exemplo maior de que nenhum limite se pode colocar diante da exigência de viver a fé na prática do amor e da solidariedade.

A leitura da Bíblia teve grande impulso a partir do Concílio Vaticano II (1962-1965). A Igreja Católica passou a promover os estudos bíblicos com mais intensidade. Todas as milhares de editoras pertencentes às instituições da Igreja Católica, passaram a imprimir a Bíblia Sagrada possibilitando o contato com a Palavra de Deus a partir do próprio texto.

A grande novidade da caminhada do Povo de Deus tendo a Bíblia nas mãos, é a descoberta de que a Bíblia não é teoria, ou simples decretos para resolver problemas da vida. Sabemos hoje que a partir dos textos bíblicos nossa vida é iluminada quando aplicamos à vida do dia a dia a mensagem da Palavra de Deus.

A Bíblia não é fruto de uma história qualquer, mas de uma história específica de amor e amizade entre Deus e seu povo. A Bíblia aberta, lida, estudada, interpretada, atualizada, tem o poder de iluminar qualquer história e reorienta-la em direção à vida, em direção para Deus. Basta abrir a Bíblia, e abrir nossa vida, para que duas histórias se toquem e a palavra amiga de Deus nos permita construir uma nova história.

Dom Pedro  Cipollini – Bispo de Santo André

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/02/2025

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025