Mauá comemora Canonização de Santo Oscar Romero

Na manhã deste domingo, dia 14, no Vaticano houve a canonização do Papa Paulo VI, do arcebispo Dom Oscar Arnulfo Romero e de vários santos.

Em Mauá, alguns momentos depois da canonização no Vaticano, começou uma grande festa em louvor à chegada aos altares de Dom Oscar Romero.

Pe. Hamilton abençoou a primeira imagem de Dom Oscar Romero após a canonização. Na sequência, com o Ginásio José Boscariol, que integra um complexo educacional no Parque das Américas, repleto de fiéis de vários lugares, em especial da paroquia São Felipe Apóstolo, deu-se início à missa comemorativa presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini.

Na homilia o bispo fez uma grande retrospectiva e síntese biográfica de Dom Oscar Romero, definindo-o como um modelo de cristão fiel à sua consciência e defensor dos pobres e perseguidos. Na missa houve um grande clamor pela paz no Brasil, em especial pelo momento do país.

Da celebração também participaram o diac. Celso Francisco da Silva e o seminarista Joel Gonçalves da missa, que animou a missa.

Após a missa houve uma feliz e festiva procissão conduzindo a imagem do padroeiro até a sua igreja.

O Centro Comunitário Dom Oscar Romero foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1980, alguns meses após a morte do arcebispo salvadorenho. Na época a sugestão veio do vigário da paroquia São Felipe Apóstolo, pe. Ângelo Belloso Peña. Pe. Ângelo conta que uma grande parte do povo gostou e assumiu dom Oscar, mas houve muitas resistências de alguns grupos. O tempo faz a história e mesmo celebrando N. S. Aparecida como padroeira canônica, sempre a comunidade foi conhecida por Dom Oscar. Sempre estampou nas suas paredes o quadro do arcebispo, muito querido pela comunidade.

Com a beatificação Dom Oscar foi assumindo o seu lugar. A chegada da imagem marca oficialmente o nome da comunidade, que a partir desta data tem como padroeiro Santo Oscar Romero e co-padroeira N. S. Aparecida.

Na chegada a comunidade, abarrotada de fiéis, houve a bênção do sino comemorativo, que integrará a torre da igreja grande inaugurada em 2001.

A Comunidade Santo Oscar Romero é a única da diocese dedicada ao novo Santo e, no momento até em âmbito regional, a maior. É muito movimentada e atende uma grande parte do Parque das Américas e também várias pessoas de Ribeirão Pires, dada a proximidade da comunidade com a divisa de município. A comunidade fica na rua Guatemala, 364, Parque das Américas, a 500m da Estação Guapituba da CPTM e compõe a paroquia São Felipe Apóstolo.

Santo Oscar Romero, rogai por nós!

Clique aqui e veja todas as fotos.