América Latina: a viagem mais longa de Francisco

Já é oficial o programa da visita do Papa ao Equador, Bolívia e Paraguai, agendada para o próximo 5 ao 13 de julho

Agendada do 5 ao 13 de julho de 2015, será a maior viagem ao exterior que o Papa Francisco fará no começo desde o começo do seu Pontificado. O Santo Padre visitará o Equador, a Bolívia e o Paraguai, seguindo um programa oficializado hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

Para a segunda visita pastoral de Francisco à América Latina (depois daquela no Brasil, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013), a partida está prevista do aeroporto de Roma-Fiumicino, domingo 5 de julho, às 9 horas. O Papa vai pousar no aeroporto Internacional “Mariscali Sucre” de Quito, às 15hs, hora local: na escala da capital equatoriana acontecerá a cerimônia de boas-vindas a Bergoglio que, para a ocasião, dará o seu primeiro discurso.

Na manhã de segunda-feira, 6 de julho, será transferido de avião para Guayaquil, onde o Papa celebrará a Santa Missa às 11:15 em frente do Santuário da Divina Misericórdia. Após o almoço no Colégio Javier com a Comunidade dos Jesuítas e com a comitiva papal, Francisco voltará a Quito, onde, às 19hs, se encontrará com o presidente da República do Equador, Rafael Correa, no Palácio Presidencial “Carondelet”. O dia terminará às 20:10, com a visita à Catedral de Quito.

Terça-feira, 7 de julho, às 9 hs, o Papa se reunirá com os bispos equatorianos no Centro de Congressos do Parque Bicentenário; às 10:30 presidirá a Eucaristia no Parque. As próximas reuniões estão agendadas com o pessoal da Escola e da Universidade na Pontifícia Universidade Católica do Equador (às 16:30) e com a sociedade civil na igreja de San Francisco (18 hs). Às 19:15, o Santo Padre fará uma visita privada à Igreja da Companhia.

Na quarta-feira, 8 de Julho, começará o dia com a visita à casa de repouso das Missionárias da Caridade (9:30), seguida pelo encontro com o clero, os religiosos e as religiosas e os seminaristas no Santuário Nacional Mariano El Quinche (10:30).

A chegada ao aeroporto internacional de El Alto, em La Paz, está prevista às 16h15, com relativa cerimônia de boas vindas. Seguirá, às 18hs, a visita de cortesia ao presidente do Estado Plurinacional da Bolívia, Evo Morales, no Palácio do Governo, e, às 19hs, o encontro com as autoridades civis na Catedral de La Paz. À noite, às 21:15, o Papa Francisco vai aterrar no aeroporto internacional Viru Viru, em Santa Cruz de la Sierra.

Quinta-feira, 9 julho, às 10hs, o Santo Padre presidirá a Santa Missa na praça do Cristo Redentor. Às 16hs se encontrará com os sacerdotes, os religiosos, as religiosas e os seminaristas na escola “Dom Bosco”. Às 17hs o Pontífice dará um discurso no Segundo Encontro Mundial dos Movimentos Populares no centro de exposições Expo Feria.

O dia mais intenso para o Papa será sexta-feira, 10 de julho começando com a visita ao centro de reeducação Santa Cruz – Palmaso (às 9hs). Seguirá o encontro com os bispos da Bolívia na igreja paroquial de Santa Cruz (10 hs).

Após a cerimônia de despedida no aeroporto Viru Viru (12:45), o avião papal vai aterrar no aeroporto internacional “Silvio Pettirossi” de Asunción às 15hs, com a relativa cerimônia de boas vindas. Às 18hs, haverá a visita de cortesia ao presidente da República do Paraguai, Horacio Cartes, no Palácio de Lopez. Em seguida, às 18:45, o Santo Padre se encontrará com as autoridades e o corpo diplomático no jardim do mesmo edifício.

No sábado, 11 de Julho, às 8h30 visitará o hospital geral pediátrico “Niños de Acosta Ñu”. Às 10h30, o Papa presidirá a Santa Missa na praça do Santuário Mariano de Caacupé. Às 16h30 se reunirá com representantes da sociedade civil no estádio León Condou da escola San José. Às 18:15, haverá a celebração das Vésperas com os bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e movimentos católicos na Catedral Metropolitana da Assunção.

O último dia, Domingo, 12 de julho, começará às 8:15, com a visita à população do Bañado Norte, na capela de San Juan Bautista. Às 10hs a celebração da Missa no campo grande de Ñu Guazú. Às 13hs o Santo Padre se encontrará com os bispos do Paraguai no Centro Cultural da Nunciatura Apostólica: com os mesmos bispos e comitiva papal, Francis vai almoçar depois. Último evento da visita no Paraguai será um encontro com os jovens sobre a margem do rio “Costanera” às 17hs.

O avião papal vai decolar de Assunção às 19hs, para chegar ao aeroporto de Roma-Ciampino segunda-feira, 13 de julho, às 13h45.