Nossa Diocese se fez presente na 40ª Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul

Iniciada na sexta-feira (19/10) em Itaici, Indaiatuba – SP, a Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 da CNBB, reúne o episcopado do Estado de São Paulo, os coordenadores diocesanos de pastoral e neste ano alguns representantes da Pastoral Juvenil.

A Assembleia reflete sobre o tema: “Os Jovens, a Fé, e o Discernimento Vocacional”, em sintonia com a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a juventude, que ocorre em Roma. A Diocese de Santo André está presente na Assembleia com Dom Pedro Carlos Cipollini (Bispo Diocesano), Pe. Joel Nery (Vigário Episcopal para a Pastoral) Pe. José Aparecido (Assessor do Setor Juventude), Junior Medeiros (Coordenador do setor juventude na Região Santo André Utinga), Guilherme Bernardino (Equipe de Comunicação do Setor Juventude), e ainda participam como coordenadores no Regional Sul 1, os casais: Osmarina e Toninho (Pastoral Familiar), Roberto Vertamatti e Miriam (Comissão em Defesa da Vida) Roberto e Rosana (ECC).
No período da tarde da sexta-feira, a Assembleia contou com a apresentação dos indicadores da juventude para o instrumento de trabalho sinodal, apresentado pelo Pe. Antônio Ramos do Prado, SDB, (Pe. Toninho) assessor nacional da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB.

Momento muito rico em escuta, os bispo do Regional Sul 1 estão em diálogo com os jovens, ouvindo-os falar de suas realidades, vivências e desafios no protagonismo juvenil.

Com múltiplos carismas e expressões o Painel da Juventude contou com a fala de representantes do Ministério Jovem – RCC/SP, Novas Comunidades, Jovens Conectados, Movimento Jovem da Milícia da Imaculada, Pastoral Juvenil, Pastoral da Juventude (PJ), e Juventude Canção Nova. Os jovens iniciaram contando seus lugares de fala, desafios e apontamentos.

A Assembleia ainda contou com plenários e debates da juventude com o episcopado, e os padres presentes. Com término domingo (21/10), Pe. Joãozinho, scj, encerrou com o tema Juventude em missão.

Texto de Pe. José Aparecido, Guilherme e Junior.