Diocese de Santo André

Regional Sul 1 divulga compromissos assumidos pela 40ª Assembleia das Igrejas

Reproduzimos com autorização de Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo de Mogi das Cruzes (SP) e Presidente do Regional Sul 1 da CNBB, o artigo do qual ele é autor. Confira o texto na íntegra com os compromissos assumidos pela 40ª Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 da CNBB, que teve como tema “Evangelização da Juventude: os jovens, a fé e o discernimento vocacional” e foi realizado entre os dias 19 e 21 de de outubro.

 

Regional Sul 1 da CNBB: Assembleia das Igrejas

Cerca de trezentas pessoas participaram da 40ª Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 da CNBB, de 19 a 21 de outubro, em Itaici, Indaiatuba (SP). Participaram bispos, padres coordenadores diocesanos de pastoral, representantes das pastorais vinculadas ao Regional, leigos e leigas.

Boa parte dos participantes era composta por jovens, visto que o tema central foi a evangelização da Juventude, à luz do Sínodo que, concomitantemente, acontecia em Roma com o tema: Os jovens, a fé e o discernimento vocacional.

No final, a assembleia, além de manifestar seu compromisso com a juventude, afirmou a necessidade de, passadas as eleições, aprofundar as questões sócio-políticas e ambientais do Estado de São Paulo e do Brasil. Assim, a maioria dos participantes aprovou a indicação de quatro compromissos a serem assumidos pelo Regional:

  1. Juventude. Continuar o processo de evangelização da juventude, que vem sendo aprimorado desde 2007, com a aprovação do Documento 85 da CNBB, que ensejou a formação do Setor da Juventude, posteriormente a Pastoral Juvenil, até chegar ao Projeto “Ide”, que é o Plano Trienal da Pastoral Juvenil da CNBB 2018-2020, da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB.
  2. Diretrizes Gerais. Acompanhar, participar e acolher as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, cujo documento será elaborado e aprovado pela assembleia geral dos bispos, em abril de 2019.
  3. Defesa da Vida. Prosseguir, a partir das orientações da Comissão Episcopal de Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, no esforço de defesa da Vida, desde a concepção até à morte natural. A Igreja repudia o aborto, a fim de preservar e salvar as duas vidas: a do nascituro, no direito de nascer e viver e a da mãe, no direito de ser feliz com o filho que gerou.
  4. Fé, Política e Ecologia. Retomar e aprofundar o compromisso com as questões sócio-políticas e ambientais do Estado de São Paulo e do Brasil. Essas questões são continuamente objeto da atuação das pastorais sociais, nos âmbitos diocesano e regional, que se inspiram na Palavra de Deus, na Doutrina Social da Igreja, nos temas anuais da Campanha da Fraternidade e na opção preferencial pelos pobres.

A assembleia proporcionou às dioceses do Estado de São Paulo, através dos representantes que dela participaram, uma bela experiência de unidade e comunhão, vivenciadas na espiritualidade, no aprofundamento dos temas e na partilha fraterna. É sempre salutar e reconfortante ouvir o que o Espírito fala às Igrejas.

 

Dom Pedro Luiz Stringhini
Bispo de Mogi das Cruzes
Presidente do Regional Sul 1 da CNBB

 

Fonte: CNBB Regional Sul 1

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”