Ao final da missa em Ação de Graças pelo XXIII Dia Mundial da Vida Consagrada, realizada no sábado (02/02), na Catedral Nossa Senhora do Carmo, nosso bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, abençoou a missão dos nove propedeutas que ingressarão no processo formativo da Diocese de Santo André – Turma Propedêutica 2019, em fevereiro deste ano.
“Aqui estão presentes os jovens que sentiram o chamado de Deus e querem segui-lo”, citou o bispo diocesano, ao reforçar o exemplo de Jesus como fonte de determinação e comprometimento rumo à vida sacerdotal.
“Será uma caminhada de muitos desafios. É preciso perseverar ano após ano, vencendo os desafios como Jesus no evangelho venceu. Ao invés d’Ele desanimar no primeiro momento indo a sua terra, Ele renovou o seu ânimo e foi até o fim. Que esse exemplo possa nos tocar”, sintetizou Dom Pedro.
*
Caminhada religiosa
Apresentados pelo vigário episcopal para Pastoral e pároco da Catedral, Pe. Joel Nery, os novos vocacionados candidatos ao futuro sacerdócio começam os estudos no dia 14 de fevereiro, na Casa de Formação Propedêutica, na Paróquia Santa Maria Goretti, na Vila Metalúrgica, na Região Santo André – Utinga.
Após serem acompanhados e orientados pelo promotor vocacional Pe. Everton Gonçalves Costa, neste primeiro ano denominado propedêutico, os futuros seminaristas terão aulas internas sobre o catecismo e a liturgia da Igreja Católica, além de participar da vida religiosa na comunidade. Sendo aprovados, iniciam os estudos de Filosofia durante três anos e, posteriormente, quatro anos de Teologia, totalizando oito anos de aprendizado. No último ano, os seminaristas são ordenados diáconos transitórios para servirem em alguma paróquia da região e, por fim, presbíteros.
*
Saiba quem são os nove propedeutas da Diocese de Santo André
- Eduardo de Amorim, 39 anos – Paróquia São José Operário, em Mauá
- Flávio Ramos de Lima, 17 anos – Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em São Bernardo do Campo
- Gabriel Henrique Souza de Almeida Sertório, 18 anos – Paróquia Nossa Senhora da Graças, em Santo André
- Jefferson Expedito Almeida, 28 anos – Igreja Matriz São José, em Ribeirão Pires
- José Anderson Mendes Barboza, 22 anos – Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Diadema
- Leonardo Cardoso de Castro, 26 anos – Paróquia São Paulo Apóstolo, em Mauá
- Luiz Limeira de Souza Junior, 18 anos – Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em São Bernardo do Campo
- Leonardo Sanchez, 33 anos – Quase-Paróquia Imaculada Conceição Aparecida, em São Bernardo do Campo
- Vitorlucio Vieira de Lima Junior, 35 anos – Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André