Dom Pedro: A comunidade é sempre uma luz de Deus no bairro

Começando a ser construída em 2012, a Comunidade Nossa Senhora Aparecida e Santo Expedito, no Jardim Três Marias, em São Bernardo do Campo, recebeu um presente especial para os fiéis na noite de terça-feira (19/02): o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, celebrou pela primeira vez uma missa no local – na data em que se recorda o dia de Santo Expedito, comemorado todo dia 19 –, abençoou as famílias e disse que os moradores da região são responsáveis pela propagação de boas ações na sociedade.

“A comunidade é sempre uma luz de Deus num bairro. É um local onde Deus se faz presente no sacrário, na união de todos, na palavra proclamada e na caridade de vida. Na solidariedade e na partilha. Todos esses valores do evangelho não podem desaparecer do mundo. E como permanece no mundo? Através das pessoas de boa vontade”, revela o bispo, ao agradecer a receptividade e empenho de todos e todas na luta pela aquisição do espaço.

“Essa missa também é uma homenagem a todas as pessoas que iniciaram e acreditaram neste projeto”, frisa.

Conquista do local

Acompanhando o processo desde o início na prefeitura, a fim de adquirir o espaço para a construção da comunidade, o aposentado Carlos Reis Álvares, 75 anos, pode-se dizer que contribuiu diretamente para os primeiros ‘tijolinhos’ serem colocados no local.

“Após alguns anos, conseguimos o terreno para permissão de uso em 2011 e, em 2012, a aprovação para a construção. Em 2014 já estávamos realizando os primeiros trabalhos como uma capela, mesmo, e tendo como ideia facilitar o acesso dos idosos do bairro que não tinham condições de se deslocar para uma igreja mais longe”, afirma.

Missa aos sábados

Uma das moradoras mais antigas do bairro, Serafina Padilha Sais, 86 anos, reside em São Bernardo desde 1964. Ela recorda como as missas na garagem se tornavam uma aventura. “Lembro que colocávamos lonas nas garagens e, mesmo assim, quando chovia molhava todo mundo”, relembra.

Diante dessa realidade, Serafina afirma que o trabalho de formiguinha surtiu resultado com a união da comunidade. “Todos nós colaborávamos para comprar o carnê e ajudar na obra. Hoje, não acreditamos que conseguimos presenciar o local desse jeito”, revela.

A instituição das missas aos sábados, no horário das 17h, também é lembrada com carinho por Serafina. “Juntamente com a visita de Dom Pedro, essa foi uma grande benção para nós. Nós tínhamos que nos deslocar para a paróquia Nossa Senhora de Fátima ou a paróquia Santíssima Virgem e muitas vezes as perninhas e o coração não aguentavam. Precisava sempre de alguém para dar carona”, brinca.

Porta-voz

Moradora de São Bernardo desde 1972, Leni Molinari Trevisan, 75 anos, foi a porta-voz da comunidade para contar resumidamente o processo para a conquista do terreno e o levantamento da comunidade.

“Depois que adquirimos o espaço, trabalhamos para iniciar a construção e em cinco anos conseguimos deixar pronto o local para celebrações e atividades do bairro. Fizemos campanha para a implantação do piso, recentemente colocamos as portas e neste ano finalizamos a iluminação”, relembra a paroquiana.

Visita motivadora

Para o coordenador da Região Pastoral São Bernardo – Rudge Ramos, padre Antônio Guimarães, a presença de Dom Pedro fortalece e anima a comunidade para a superação dos desafios.

“Às vezes, o bispo pode não perceber o quanto a presença dele é motivadora para uma comunidade. Quando se fala que um bispo vem, a comunidade se movimenta, articula e essa visita oficial vai ficar na memória para sempre das pessoas que frequentam esse local de fé”, agradece o sacerdote, que concelebrou a missa e também é pároco da Igreja Nossa Senhora de Fátima (Vila Marlene – São Bernardo) há um ano e oito meses.

Os próximos eventos que mobilizarão a comunidade serão os encontros abordando o Tempo da Quaresma e da Campanha da Fraternidade, além da programação da Semana Santa, que coincidirá com a Festa do Padroeiro Santo Expedito, no dia 19 de abril.

“Tenho procurado, enquanto padre, atuar para que a evangelização esteja presente no bairro e as pessoas estejam envolvidas nas atividades da comunidade”, atesta padre Guimarães.

A Comunidade Nossa Senhora Aparecida e Santo Expedito está localizada na Rua Nicolau Ádamo, 284 – Jardim Três Marias, em São Bernardo. Mais informações pelo telefone: 4332-6953.

Clique aqui e veja todas as fotos.

Leia a homilia na íntegra.