Primeiro Rebanhão da Diocese, Mauá exalta gratidão e unidade

Realizando desde 1985 as edições do Rebanhão de Carnaval da Renovação Carismática Católica na Diocese de Santo André, a cidade de Mauá sediou neste sábado (02/03) a abertura do 34º encontro com 29 grupos de oração reunidos numa tarde e noite de louvor, pregação e participação na Santa Missa, encerrada com a adoração ao Santíssimo Sacramento, no Ginásio Poliesportivo Celso Daniel, na Vila Noêmia, região central do município.  “Para Mauá, particularmente neste ano é o rebanhão da unidade. São 29 grupos de oração que se uniram para fazer acontecer este evento. Outras pastorais, movimentos e ministros também contribuíram bastante e fizeram questão de estarem aqui. Coroinhas, cerimoniários, jovens do EJC”, avalia a coordenadora regional da Renovação Carismática Católica, Márcia Luceno Brum, que atua na Igreja Matriz Imaculada Conceição da cidade e participa há 16 anos da RCC. Ela ainda agradeceu o apoio do coordenador da Região Pastoral – Mauá, padre Cláudio Tafarelo; do padre Hamilton Gomes do Nascimento, que celebrou a missa, o frei Geraldo dos Santos, que prestigiou as atividades, demais sacerdotes e o suporte dos apoiadores e patrocinadores para a realização do retiro espiritual, que está instituído como ato oficial no calendário municipal da cidade desde 2017.

De domingo (03/03) a terça-feira (05/03), a programação começou a partir das 8h, com pregações, adorações e missas.  No tradicional encerramento estiveram presentes aproximadamente 2 mil pessoas.
A história do primeiro Rebanhão em Mauá tem ligação direta com a cidade de Lorena, no Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, quando Luiza Neves viaja para conhecer a experiência implementada pelo padre Jonas Abib (fundador da Canção Nova) e articula a realização do evento da RCC na cidade. A estreia aconteceu na Escola Walt Disney, na Vila Bocaina, quando 50 pessoas se reuniram para orarem e pregarem o amor por Cristo.

“Naquela época tivemos até a primeira graça do rebanhão. Não sabíamos o que era cura direito. A mulher estava separada do marido e pediu na oração para voltar com ele. Resgataram o casamento e ela ficou grávida logo em seguida”, recorda a experiente paroquiana que frequenta a Paróquia São Pedro Apóstolo.

RCC prega conversão e resgate da identidade em São Caetano

No município de São Caetano também teve início no sábado (02/03), o retiro espiritual com a participação de 300 pessoas de 20 grupos de oração com muita música, louvor e adoração no Teatro Santos Dumont, na Avenida Goiás, 1111, região central da cidade.
O coordenador da RCC na Região Pastoral – São Caetano do Sul, José Roberto Jr. informou que dois pontos altos do rebanhão aconteceram neste domingo (03/03) com a realização da Santa Missa, às 15h, e o show de Juninho Cassimiro, no encerramento às 18h.

“É uma convocação. Somos chamados a dar glórias e adorar a Deus. Estar nesse Carnaval para reconhecer quem Ele é. A alegria brota do nosso coração de quem conhece Deus. É incrível encontrar pessoas de várias faixas etárias aqui”, atesta Danilo Vasconcelos, 29 anos, que trouxe a família para o rebanhão e frequenta há cinco anos a RCC na Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
“Todo ano pode ser difícil para eu estar aqui, mas reluto para viver a graça de Deus. Aqui se realiza graças. O tema ‘Deus me amou primeiro’ vem me tocando porque é uma frase muito simples, mas mostra a verdade do Senhor. Isso contribui diretamente na minha caminhada de fé”, comenta a jovem Viviane Ferreira, 20 anos, que frequenta há quatro anos a RCC na Paróquia São Francisco de Assis.

Avaliação da abertura

A presidente do Conselho Diocesano da RCC (Renovação Carismática Católica), Vilma Marcelino Silva, e o secretário-geral diocesano da RCC, Evandir, realizaram pregações em Diadema e São Caetano. Ambos analisaram positivamente a participação significativa do público e momentos de muita fraternidade na abertura dos Rebanhões de Carnaval.
“Encontramos as pessoas de corações abertos e sedentos desse amor de Deus, de ter esse encontro com o Senhor. E a Renovação Carismática Católica tem a missão de levar as pessoas ao encontro com Jesus, através do batismo no Espírito Santo, que traz uma transformação e uma mudança de vida”, preconiza Vilma.
“Deus nos dá esse presente e nós retribuímos, também, por essa graça de vivenciar o batismo no Espírito Santo, vivenciarmos esse louvor. O amor só acontece com a graça do Espírito Santo. Então, realmente é um grande elo entre nós. Deus propicia essa união fraterna”, proclama Evandir.