Diocese de Santo André

CDP reforça prática dos itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral

O CDP (Conselho Diocesano de Pastoral) realizou na manhã de sábado (16/03), a primeira reunião de 2019, que destacou a importância das ações previstas pelo 8º Plano Diocesano de Pastoral em cada um dos itinerários que priorizam as dimensões da Acolhida e da Missão, como pontos fundamentais para a atuação dos grupos e movimentos nas dez regiões pastorais da Diocese de Santo André.

Ocorrido no prédio da Cúria (Santo André Apóstolo), no Centro da cidade andreense, o encontro contou com as participações do bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, do vigário episcopal para a Pastoral, padre Joel Nery, da secretária do Centro de Pastoral, Mércia Aparecida Ferreira, representantes leigos e leigas, bem como os sacerdotes coordenadores das regiões pastorais, que foram apresentados após serem eleitos em dezembro de 2018 e iniciarem o trabalho neste ano.
*

Itinerários e prioridades

Após a oração inicial, o bispo fez um breve pronunciamento antes de iniciarem o diálogo sobre o calendário e estratégias de atuação dos conselhos regionais pastorais.
“Foi um encontro muito produtivo, que trouxe a luz dos debates ocorridos no Sínodo Diocesano, reforçarmos a prática dos itinerários do 8º Plano de Pastoral. Deus nos tem abençoado para caminharmos no rumo certo”, avalia Dom Pedro.

Em seguida, os participantes aprofundaram o debate sobre os oito itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral, que terá a duração de cinco anos (2018-2022):

1 – Convivência e Oração Comunitária
2 – Formação para o Discipulado
3 – Conversão para o Acolhimento
4 – Comunicação e Evangelização
5 – Formação para a Missão
6 – Setorização
7 – Visitas Missionárias
8 – Ação solidária

“Destaco dois grandes momentos nesta reunião. A abordagem de algumas atividades pastorais que estão dentro dos itinerários pastorais e outra essa questão dos conselhos regionais de pastoral que devem ser motivados para participação dos padres e de leigos nessa instância de organização da vida pastoral”, resume Pe.Joel Nery.

Ele mencionou a relevância da dimensão missionária, que é uma das duas linhas grandes de ação da tônica da prioridade pastoral. Lembrando que o Papa Francisco proclamou outubro de 2019 como o Mês Missionário Extraordinário.

*

Missa da Solidariedade

Na reta final do encontro, o Conselho Diocesano de Pastoral orientou aos coordenadores e representantes reforçarem o convite em suas regiões pastorais sobre a organização e participação na Missa Diocesana em prol das vítimas das enchentes e pela gratidão aos voluntários que contribuem na ajuda às famílias atingidas pelas chuvas na última semana, na região do ABC.

A celebração, que será presidida por Dom Pedro e concelebrada pelo padre Joel Nery, ocorrerá no próximo domingo (24/03), às 11h, na Paróquia São João Batista, no Rudge Ramos, em São Bernardo.

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO