Por uma Igreja em Saída, CEBs atua na defesa dos direitos sociais em Mauá

Na mobilização pelos direitos sociais do povo e por uma sociedade mais igualitária, as CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) reuniram cerca de cem pessoas na manhã de domingo (24/03), durante o Encontro da Campanha da Fraternidade na Região Pastoral Mauá, na Paróquia São Luiz Gonzaga, no Bairro Paranavaí.

A programação teve início às 8h com a Santa Missa presidida pelo pároco anfitrião, Pe. Antônio Borges Mesquita, seguida da palestra ‘Fraternidade e Políticas Públicas, proferida pelo Diácono Luciano José Dias, que apresentou os objetivos do tema da Campanha da Fraternidade e também aprofundou o debate sobre a realidade local. A atividade foi encerrada às 13h, com almoço para todo o público.

Missão na sociedade

A coordenadora diocesana das CEBs, Marlene Gianoto, avaliou positivamente a presença de oito paróquias da cidade anfitriã do encontro, somada a participação de comunidades e igrejas de Santo André, São Bernardo, Diadema e Rio Grande da Serra.

“Muito nos alegra a presença de quase cem pessoas atuantes nas CEBs de mais de dez paróquias. Historicamente, as CEBs tem essa preocupação social e estão sempre alinhadas com a temática da Campanha da Fraternidade. Vamos incentivar para que essa mobilização continue permanentemente durante todo o ano”, reflete.

De acordo com Marlene, os integrantes da Região Pastoral Mauá saem da atividade com a tarefa de intensificar o diálogo com o poder público, prefeitura, câmara municipal e entidades da sociedade civil, a fim de participarem da elaboração de políticas públicas e iniciativas que priorizem os direitos sociais dos cidadãos e cidadãs.

“Aqui em Mauá temos um grupo que trabalhará essa questão social, de buscar ajuda dos nossos governantes e representantes do povo, principalmente para melhorias nas áreas da Saúde e Educação, sem deixar de lado a infraestrutura e o direito à moradia. Muitas pessoas sofreram com o deslizamento de terra no Jardim Zaíra e precisam de apoio, como o aluguel social”, ressalta Marlene.

Lema da Campanha

Já o coordenador das CEBs na Região Pastoral Mauá, Milton Heliodório, considera o lema da Campanha da Fraternidade “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27), como fundamental para as iniciativas visando uma sociedade com menos injustiças e mais igualdade.

“É um momento de gratidão recebermos a presença de pessoas de diversas paróquias de vários municípios da região, onde tivemos a oportunidade de nos aprofundarmos sobre esse tema tão importante e atual, oferecendo conteúdo para as pessoas levarem as suas comunidades, a fim de colocar na prática, tudo que refletimos aqui. Nosso grande desejo é de que os debates sobre o tema prossigam após a Quaresma”, sintetiza.

O assessor diocesano das CEBs, padre Angelo Belloso, também prestigiou o encontro.

Agenda das CEBs

O próximo encontro regional das CEBs acontece no dia 28 de abril, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Região São Bernardo do Campo Centro.

Já os encontros diocesano, que englobam as dez regiões pastorais do ABC, e interdiocesano, que conta com a participação de oito dioceses, acontecerão em outubro e novembro, respectivamente.

As reuniões das CEBs ocorrem bimestralmente (fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro), sempre no terceiro sábado de cada mês, das 9h às 11h, na Cúria Diocesana (Praça do Carmo, 36 – Centro, Santo André).

Para mais informações entre em contato pelo e-mail: cebs@diocesesa.org.br ou pelo telefone: 96381-4828, falar com Marlene.