Comissão Diocesana de Liturgia estimula ações do 8º Plano de Pastoral

A Comissão Diocesana de Liturgia segue intensificando as ações prioritárias norteadas pelo 8º Plano Diocesano de Pastoral, originário do documento da Constituição Sinodal, apresentando em abril do ano passado. Uma das iniciativas colocadas em prática atende pelo nome de “Jornadas Litúrgicas”, que percorrerão as dez regiões pastorais ao longo do ano de 2019.

Após o primeiro encontro ocorrido no dia 9 de março, na Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, Região Pastoral Santo André Centro, a segunda edição da atividade promovida pela Pastoral Litúrgica, que integra a Comissão Diocesana de Liturgia, aconteceu na tarde de sábado (23/03), na Capela Nossa Senhora de Lourdes, Região São Bernardo  Anchieta, na área pós-balsa da cidade são-bernardense. A próxima Jornada Litúrgica será no dia 6 de abril, na Paróquia Santo Antônio, na Região Santo André Utinga.

Entenda a Comissão Diocesana de Liturgia

A Comissão Diocesana de Liturgia é uma organização diocesana que reúne em si vários setores que estão diretamente ligados à vida litúrgica da Diocese. Ela é composta pela Pastoral Litúrgica, com seus coordenadores regionais, que visam estabelecer o contato com todas as comunidades; a Equipe de Redação do folheto ABC Litúrgico; o Setor Música com seus representantes regionais; a Equipe de Celebrações, responsável pelas grandes celebrações diocesanas; Pastoral dos Coroinhas, Cerimoniários e Ministros Extraordinários. Além dos coordenadores diocesanos, cada setor possui um responsável e um grande número de pessoas envolvidas e engajadas, a fim de promovermos a vida litúrgica de nossa Diocese.

Avaliação da Jornada

“Ficamos felizes com a adesão dos membros das pastorais litúrgicas paroquiais. Esperamos ainda que, nas próximas jornadas, mais pessoas possam participar, não apenas os coordenadores. Queremos caminhar sempre juntos, conhecendo as realidades, percebendo as dificuldades e auxiliando naquilo que é preciso. Ficamos felizes também por perceber que o Diretório Diocesano de Liturgia está sendo estudado e aplicado nas paróquias”, avalia o coordenador da Comissão Diocesana de Liturgia, Pe. Guilherme Franco Octaviano.

Como ocorrido no primeiro encontro, a atividade de duas horas começa com a oração inicial, seguida da apresentação da Comissão Diocesana de Liturgia, em relação a composição e atuação, e um bate-papo para troca de experiências com os membros da Pastoral de Liturgia, como leitores, cerimonialistas e comentaristas. Pároco da Igreja São Maximiliano Maria Kolbe, Pe.Ryan Holke também participou do encontro, com palavras de meditação e oração final.

Objetivos da Jornada

A coordenadora diocesana da Comissão Diocesana de Liturgia, Risocleide Matos, destacou o empenho dos participantes da Região São Bernardo – Anchieta e aprofundou o objetivo das Jornadas Litúrgicas.

“Cada região tem uma realidade diferente, mas percebemos essa mobilização e acolhida como na Região Anchieta de São Bernardo. As Jornadas Litúrgicas têm como objetivo mais do que apenas falar, mas também ouvir as pessoas. Descobrir as demandas, as alegrias e as angústias. Por isso da importância de sempre escolhermos paróquias mais afastadas e que precisam desse apoio, praticando a acolhida e a missionariedade, como pede o Sínodo Diocesano”, explica.

A vice-coordenadora da Pastoral de Liturgia na Região São Bernardo – Anchieta, Maria Rosicleide, disse que o encontro foi muito produtivo para colocar em prática as prioridades elencadas pelo 8º Plano Diocesano de Pastoral.

“Destaco essa unidade na região como um fator fundamental para uma ação eficiente na acolhida e a evangelização por meio da palavra de Deus”,  afirma.

Participe!

As próximas jornadas litúrgicas acontecerão: 06/04 (Santo André – Utinga); 09/06 (São Bernardo – Centro); 06/07 (Mauá); 27/07 (Santo André – Leste); 31/08 (Diadema); 14/09 (Ribeirão Pires – Rio Grande da Serra); 21/09 (São Caetano); 5/10 (São Bernardo – Rudge Ramos). Informe-se sobre horários e locais com seu coordenador da Pastoral Litúrgica!

Mais informações pelo e-mail: liturgia@diocesesa.org.br.

Setor Música

Parte integrante da Comissão Diocesana de Liturgia, o Setor de Música Litúrgica da Diocese de Santo André promoveu na manhã de sábado (23/03), a segunda visita às regiões pastorais do ABC, desta vez na Região Santo André Centro, na Paróquia Santa Rita de Cássia, no Bairro Pinheirinho.

Leia mais: https://diocesesa.org.br/2019/03/26/setor-musica-segue-firme-com-visitas-as-regioes-pastorais-da-diocese/

Clique aqui e veja todas as fotos.