Paróquia São Geraldo Magella comemora jubileu de 40 anos em São Bernardo

Um momento especial e emocionante nos corações dos fiéis e das comunidades. Com muita festa e homenagens, a Paróquia São Geraldo Magella, localizada no Jardim Petroni, em São Bernardo do Campo, completou no domingo (24/03) a caminhada de 40 anos em prol da evangelização do povo.

A Santa Missa comemorativa do jubileu de quatro décadas foi celebrada pelo pároco Pe. Angelo Belloso Pena e prestigiada pelos paroquianos da igreja e das nove capelas que integram a paróquia.

“Hoje, 40 anos depois, contemplamos com gratidão a Deus que nos acompanhou nesta caminhada e olhamos para frente. Não podemos ficar parados, os desafios são grandes. Queremos ser sempre uma casa de acolhida e centro missionário, luz para nossos bairros e semente do Reino de paz, amor e justiça. Que São Geraldo nos abençoe a todos e a todas”, diz a mensagem encaminhada para a comunidade.

A paróquia se identifica com as prioridades do 8º Plano Diocesano de Pastoral, originário da Constituição Sinodal da Diocese de Santo André, que completará 1 ano do lançamento do documento, no próximo dia 6 de abril. Ao longo de sua trajetória, a Igreja São Geraldo Magella adquiriu espírito acolhedor, com a presença de trabalhadores e migrantes, e também caráter missionário, na contribuição das pessoas que ajudaram na edificação e evangelização no local.

História

A construção e fundação da Paróquia São Geraldo Magella se confunde com a história do bairro Jardim Petroni e região. O local era habitado por trabalhadores e migrantes em busca de um lugar ao sol. Gente de fé e de coragem que habitavam humildes casas e crescendo nas encostas dos barrancos.

Dessa comunidade surgiram voluntários, catequistas e pastores que deixaram as marcas da determinação e perseverança desde o início desta caminhada de 40 anos. São os missionários e missionárias que passaram pelo local que contribuíram com amor, esforços, lutas, festas e alegria.

Assim, a Paróquia São Geraldo Magella foi tomando forma, crescendo e se tornando um foco de luz e de esperança para a população do bairro. Nascia a igreja no dia 25 de março de 1979 e com ela, hoje existem nove comunidades nas localidades próximas como Baeta Neves, Sítio dos Vianas, Jardim Industrial e Parque São Bernardo.