RCC: “Juventude em Chamas” prega união e vida fraterna na Diocese de Santo André

A Renovação Carismática Católica de São Paulo, por meio do Ministério Jovem (MJ), reuniu na terça-feira (30/04) jovens de todo estado para a Vigília “Juventude em Chamas”. A vigília aconteceu simultaneamente nas 42 dioceses de São Paulo. O tema central desta edição está no Evangelho de Lucas, capítulo 1, versículo 38, que diz “Faça-se em mim segundo a Tua Palavra (Lc 1,38)”.
A Vigília “Juventude em Chamas” tem como objetivo clamar pelo Batismo no Espírito Santo sobre toda a juventude de nosso estado. Com momentos para adoração, louvor, pregação da Palavra e batismo no Espírito Santo, tem como meta propagar o amor incondicional do Pai, e levar os jovens a uma vida fraterna em comunidade.

Em nossa diocese, a Vigília acontece desde o ano de 2016, já foi acolhida por Santo André Centro, São Caetano do Sul, Rio Grande da Serra, e neste ano em Santo André Leste, na Paróquia São Geraldo Magela, cujo administrador paroquial Padre Marcos Vinicius, que celebrou a Missa de abertura alertando a juventude sobre a necessidade de “serem Santos nas pequenas coisas”, inclusive em nossa conduta. Contou com a participação de aproximadamente 400 jovens de diversas expressões juvenis, chamando a atenção para juventude voltar a viver a alegria do evangelho com autenticidade, jovens alegres, deixando de lado o entusiasmo passageiro.

História da Vigília

A moção para a Vigília “Juventude em Chamas” nasceu no estado de São Paulo em 2011, à época com o nome de “Dia D”, um dia de mobilização de oração com toda a juventude paulista. Naquele ano, o então coordenador estadual do MJ-SP, Fernando Gomes, convocou as dioceses a vivenciar a unidade por meio do dia de oração em homenagem ao Papa São João Paulo II. Naquela ocasião, as atividades foram realizadas no dia 1 de maio, dia da beatificação de São João Paulo II. Adriano Gonçalves, então coordenador do MJ da Diocese de Jundiaí, no ano seguinte, sentiu o desejo de transformar o Dia D em uma vigília diocesana. E a adesão foi surpreendente, conforme ele.  Adriano lembra que, na ocasião, um dos versículos proferidos foi a passagem do livro do profeta Ezequiel (cap. 37, vers, 10), que diz: “Proferi o oráculo que ele me havia ditado, e daí a pouco o espírito penetrou neles. Retornando à vida, eles se levantaram sobre seus pés: um grande, um imenso exército” (Ez 37,10). Para ele, foi “ali o Senhor começava levantar um grande, um imenso exército e viu-se o cumprimento desta palavra nos anos seguintes porque a cada ano que acontecia a vigília aumentava o numero de participantes”. Em 2013 a Vigília passa a se chamar “Juventude Em Chamas”, tendo como característica o clamor pela graça do Batismo no Espírito Santo e, uma vez que vivemos esta experiência, o Espírito acende a chama em nossos corações para uma vida nova e nos torna capazes de com seu poder anunciar a Cristo.
Após assumir a missão de coordenar o Ministério do Jovem do Estado de São Paulo e com o surgimento no Brasil da moção Nova Geração de Carismáticos, Adriano notou que esta nova geração necessitava estar convicta de sua identidade, viu-se a necessidade de fortalecer a unidade das dioceses, retomando o “Dia D” também no formato de Vigília. Em 2015, o coordenador levou esta proposta para o núcleo estadual, onde após o discernimento, ficou decidido que seria realizada a nível estadual, sob o nome de “Juventude em Chamas”. A implantação da vigília a nível estadual ocorreu em 2015. E, em 2016, pela segunda vez no Estado a vigília teve como tema: “É Ele que salva tua vida da morte e te coroa de bondade e de misericórdia” (Salmo 103,4), que ia de ao encontro com a moção do Ano Santo da Misericórdia, instituído pelo Papa Francisco.