Diocese de Santo André

Semana Diocesana de Inclusão acontece entre os dias 20 e 24 de maio

Setor Inclusão da Diocese de Santo André promove ação pioneira, com palestras e atividades gratuitas abertas para toda a sociedade

Inspirado na meditação do Papa Francisco, o Setor Inclusão da Diocese de Santo André promove a 1ª Semana Diocesana de Inclusão com o lema “Portadores de uma inestimável riqueza humana”, que acontece da próxima segunda-feira (20/05) até sexta-feira (24/05), no Auditório Dom Jorge Marcos Oliveira na Cúria Diocesana,no centro de Santo André. As palestras e atividades ocorrem todos os dias, sempre às 19h30. A entrada é gratuita e aberta para todos.

Participar da Semana de Inclusão é um ato de amor e respeito, pois significa que queremos sair de um discurso vazio e superficial para, então, concretamente fazer algo em favor dos nossos irmãos e irmãs que sofrem a exclusão, desde não ter acesso a um banheiro na igreja até de não poder receber o anúncio da palavra, no caso dos surdos.

A importância de participar da Semana de Inclusão é de notável necessidade, visto que precisamos seguir Jesus. E quem segue Jesus acolhe, inclui, promove, tira da margem, enfim, ama de verdade.

*

Confira a programação:

20/05 (segunda) – Apresentação Setor Inclusão e sobre o princípio incluir

21/05 (terça) – Surdez, Deficiência Auditiva e Línguas de Sinais

22/05 (quarta) – Deficiências Intelectuais e TEA (Transtorno do Espectro Autista)

23/05 (quinta) – Deficiências Visuais e Surdo-cegueira

24/05 (sexta) – Deficiência Motora e Acessibilidade

*

Iniciativa pioneira

Assessor diocesano do Setor Inclusão, padre Cláudio Pereira Santos ressalta o pioneirismo da iniciativa e a necessidade de reforçar a prática dos temas, por meio de ações no dia a dia.

“Essa é a 1ª Semana Diocesana de Inclusão em nossa Diocese e somos pioneiros neste intento. Vale lembrar que não pretendemos esgotar toda a riqueza da reflexão acerca da inclusão, mas nosso maior desejo é gerar em cada agente de pastoral e pessoas de boa vontade uma nova consciência acerca da pessoa com deficiência e suas necessidades mais básicas”, destaca.

O sacerdote revela a inspiração para o lema. “Nossa maior pergunta é: como podemos incluir? Acredito que um caminho capaz de lançar luzes neste questionamento é apontado pelo próprio Papa Francisco, quando diz que “a pessoa com deficiência é portadora de uma inestimável riqueza humana.” E este será o lema da nossa Semana de Inclusão”, reflete.

Pe. Cláudio continua. “Confesso que não sei se o Papa Francisco utilizou o termo “portador” propositalmente, mas neste “jogo de palavras” nosso santo padre foi muito feliz. Outrora se dizia que a pessoa com deficiência era portadora de uma deficiência, mas o Papa agora diz que não. Na verdade, tais pessoas são portadoras de uma inestimável riqueza humana”, complementa.

*

1ª Semana Diocesana da Inclusão

Dias: 20 a 24 de maio (segunda a sexta)

Horário: 19h30

Local: Auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira – Edifício Santo André Apóstolo

Endereço: Praça do Carmo, 36 – Centro, em Santo André

Informações: 4469-2077 (Centro de Pastoral)

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO