Fiéis comemoram 60 anos de história da Paróquia Santo Antônio do Arraial

“Que a nossa comunidade, que completa 60 anos de história, continue a ser um local de acolhida, de comunhão, de paz, de solidariedade, do anúncio do evangelho e uma casa da alegria”. As palavras do Administrador Paroquial da Paróquia Santo Antônio do Arraial, Pe. Tiago Silva, retratam o momento especial para toda a comunidade do Jardim Santo Antônio e inúmeros devotos do protetor dos pobres e santo casamenteiro que celebraram na noite de quinta-feira (13/06) um dos santos mais populares do país e também as seis décadas de fundação da igreja, localizada na Região Utinga, em Santo André,

Na verdade, o aniversário da criação da paróquia ocorreu em 14 de abril de 2019. Porém, para coincidir com as festividades do padroeiro, a data das comemorações foi postergada para o dia 13 de junho.

Ligação com o padroeiro

E a emoção era visível nos rostos daqueles que contribuíram para o crescimento do espaço acolhedor e evangelizador, desde o início da procissão com a imagem do padroeiro pelas ruas do entorno da paróquia até a chegada para a realização da Santa Missa, que contou com a benção dos pães e homenagens para as pastorais e leigos da comunidade. Ao longo do dia também foram realizadas missas presididas pelo frei Nestor, padres Enzo e Flávio, além da tradicional quermesse.

É o caso da aposentada Maria Aparecida da Silva, 66 anos, que frequenta o local divino desde a infância e atuou como catequista durante 34 anos. “Quando vinha na casa dos meus avós, que são fundadores da igreja junto com meus tios, já frequentava ainda criança. Me mudei para cá em 1972 e desde então estou aqui até hoje trabalhando para o povo e para Deus”, conta a paroquiana, que residia em Itapeva, no interior do estado de São Paulo, e tem uma história de longa data com Santo Antônio.

“O padroeiro na região também era Santo Antônio e a imagem ficava na minha casa. Rezávamos uma vez por mês a missa na escola e Santo Antônio morava conosco. Por isso, quando vim morar em Santo André, aos 18 anos, a felicidade foi enorme de saber que estaria com a minha família e com o nosso padroeiro tão perto de nós”, recorda Dona Maria, que também é ministra da Eucaristia e coordenava a elaboração do bolo de Santo Antônio desde o início da manhã. “O segredo é fazer as coisas com carinho”, frisa.

Juventude e experiência

Integrante do grupo de jovens e cerimoniário, Ricardo Soares, 22 anos, relembra que nasceu praticamente dentro da igreja e procurou sempre participar das ações da comunidade. “Nasci no bairro, cresci aqui e considero a paróquia como uma parte muito importante para minha vida”, analisa o marceneiro.

Por outro lado, o aposentado bombeiro civil, Pedro Gonçalves, 63 anos, frequentava a Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Jardim Elba, em São Paulo, e chegou à igreja em 2007. “Comecei a atuar no Ministério de Música e na quermesse. É uma longa trajetória desta igreja. Mesmo com dificuldades, percebo a cada dia o povo mais unido e trabalhando em conjunto”, revela.

Ao final da homilia, Pe. Tiago deixou uma mensagem de otimismo para os paroquianos. “Celebramos também a esperança, de que os desafios serão superados, de que o amor há de superar qualquer falta de diálogo e de perdão, e que a partilha da nossa vida, das nossas dificuldades e nossos sonhos nos aproxime, para que de mãos dadas, como igreja e como família possamos anunciar e testemunhar o evangelho da salvação. Como família e comunidade possamos viver aquilo que pregamos. E pregar aquilo que buscamos viver no dia a dia da nossa vida”.

*Fotos: Alessandro – Pascom Santo Antônio Arraial