“Seja mais conteúdo e menos embalagem”: a mensagem para ser um bom catequista

[vc_row][vc_column][vc_column_text]“Fazer uma boa experiência de Jesus Cristo e ser sinal da Boa Notícia”. Padres apresentaram formação para mais de mil catequistas das dez regiões pastorais

Após cinco dias de palestras que ofereceram formação para ser um bom catequista e colocar em prática os itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral, o encerramento da Semana Diocesana Bíblico-Catequética aconteceu na noite de sexta-feira (05/07), reunindo simultaneamente mais de mil catequistas em cinco locais das regiões pastorais da Diocese de Santo André.

Numa das praças do encerramento, ocorrida no salão paroquial da Paróquia São Judas Tadeu, na cidade andreense, cerca de 200 catequistas das regiões Centro, Leste e Utinga de Santo André e do município de São Caetano assistiram a palestra do Pe. Romeu Leite Izidório, que apresentou o tema “Querigma e a Transmissão da Fé no Contexto Atual”.

Aos presentes, o sacerdote disse que para ser um bom catequista o ponto principal é fazer uma boa experiência de Jesus Cristo e ser sinal da Boa Notícia aos que serão futuramente catequizados.

“Acreditar que a graça não é para o outro. É em primeiro lugar para mim. Por isso, o tempo se cumpriu, o reino se aproximou, e se aproximou de mim. E se cumpriu para mim. Por isso, tenho que mudar de mentalidade e acreditar na Boa Notícia. Então, para ser um bom catequista é acreditar nesta Boa Notícia. O reino veio para mim e veio aqui. Então tenho que ser um sinal para aqueles que vem ao meu encontro”, explica.

Segundo Pe. Romeu, um dos principais desafios recorrentes na igreja e na sociedade é romper com a preocupação constante de valorizar mais e embalagem e menos o conteúdo.

“Então, se a gente se preocupa com a embalagem, significa que a gente está preocupado não com aquilo que vamos apresentar, mas como a gente vai apresentar. Outro problema sério, estamos falando daquilo que não estamos vivendo. E se eu não faço experiência, tudo aquilo dito simplesmente se torna uma fala de qualquer outra coisa”, salienta.

8º Plano de Pastoral

Encerrando a avaliação, Pe. Romeu destacou que o Sínodo Diocesano ajuda a restaurar uma nova visão para as práticas dos itinerários não apenas dentro da Igreja, mas principalmente na sociedade.

“O que o sínodo é para nós? É a certeza de que esse Reino de Deus pode acontecer no Grande ABC. Para isso tem que fazer pesquisas, como foram realizadas, saber o que está acontecendo. Então veja, o sínodo veio num bom momento, para que possamos viver essa mudança e essa mudança possa acontecer de verdade”, reitera.

Em sintonia com o tema da 4ª Semana Brasileira de Catequese, “A Catequese a Serviço da Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários”, realizada em novembro do ano passado, os padres apresentaram exposições aos catequistas, de temáticas que contribuem para os ensinamentos e diálogos com crianças, jovens, adultos, pais e padrinhos do batismo.

Temas apresentados

Os cinco temas: “O Querigma e a Transmissão da Fé no Contexto Atual” (Pe. Romeu Leite Izidório); “A Catequese na era Digital: Novas Linguagens, Novos Processos de Comunicação”; (Pe. Tiago José Síbula da Silva); “Do Encontro com Jesus ao Encontro com o Irmão: Viver em Comunidade” (Pe. William Mariotto Torres); “Celebrar e Iniciar ao Mistério: A Liturgia” (Pe. Guillermo Daniel Micheletti); “Anunciar Jesus Cristo num Mundo Plural Novos Interlocutores” (Pe. Eduardo Calandro) foram apresentados durante a semana de formação, nas paróquias São Judas Tadeu – Santo André e nas igrejas matrizes de São Bernardo, Mauá, Diadema e Ribeirão Pires.

O bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini e padres das regiões pastorais também participaram durante alguns dias da semana catequética.

Tempo de mudança

Catequista há dois anos com jovens da Crisma, na Paróquia São Geraldo Magella (Região Santo André – Leste), o metalúrgico Marcelo Brito Dias dos Santos, 50 anos, acredita que os ensinamentos apresentados durante as cinco noites são alertas para melhorias nas aulas e relacionamento com as comunidades.

“Chegou o tempo de mudança. Estamos muito focados no passado. E nós, catequistas, como o padre (Romeu) disse devemos perguntar mais, se envolver mais do que impor nossas próprias regras. Resumindo, ouvir mais. Diante disso, a semana foi excelente”, avalia.

Importância da Comunicação

Com a experiência de 34 anos como catequista com crianças, Maria Clotilde Nascimento dos Santos, que completou 60 anos no último sábado (6), atua na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, conhecida popularmente como ‘Aparecidinha’, no Parque Novo Oratório, na (Região Santo André – Utinga). Ela relembra que a palestra sobre a nova era da comunicação, ministrada pelo Pe. Tiago, revelou a importância dos catequistas se atualizarem periodicamente sobre a preparação das aulas e leituras sobre os temas.

“Nós catequistas temos que estar sintonizados com o que acontece no mundo e em nossa Igreja. Hoje, as crianças e jovens pesquisam ainda mais com a internet. Por isso, os meios de informação são essenciais para todos que assumem essa tarefa de levar a Boa Nova ao próximo”, elucida.

Confira as fotos das palestras durante a Semana Bíblico-Catequética