Diocese de Santo André

Retiro das “Mães e Madrinhas” incentiva vida em santidade

Praticando o itinerário 1 do 8º Plano Diocesano de Pastoral, ao estimular momentos de espiritualidade com o sentimento de pertença e oração em vida comunitária, o Retiro Anual do Movimento “Mães, Madrinhas, Pais e Padrinhos Orantes para os Sacerdotes” reuniu cerca de 90 pessoas durante a manhã e tarde de domingo (25/08), no Auditório da Cúria Diocesana, no Centro de Santo André.

Com o tema: “Sejam santos, porque eu sou santo” (1 Pedro 1:15,16), o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini conduziu o encontro, que teve início com acolhida aos participantes de várias paróquias das regiões pastorais da diocese, animação musical com Luciano e Carla, acompanhado de momento de oração. Missa celebrada na Catedral do Carmo também integrou a programação do encontro.

Ao longo do dia, Dom Pedro dividiu em três partes a sua apresentação para reflexão dos presentes na atividade, em que abordou a necessidade do perdão para ser, de fato, um verdadeiro cristão; os momentos de solidão e a importância das famílias; e a inspiração em Jesus diante dos desafios da atual sociedade.

“A oração da fé tem muita força diante de Deus, disse o apóstolo Tiago. Que esses momentos toquem o coração de vocês na missão”, sintetiza.

Discípula da Mãe de Deus e coordenadora do Movimento, Irmã Sandra Carvalho diz que a letra de uma canção de Santa Teresinha do Menino Jesus resume o encontro.

“O que agrada a Deus em minha pequena alma é que eu ame minha pequenez e minha pobreza. É a esperança cega que tenho em sua misericórdia. Deus nos ama e se utiliza até de nossa fraqueza para nos santificar. Ele nos quer santos. As mães e madrinhas expressaram o que viram em nosso pastor Dom Pedro, a humildade. Deus escreve nossa história e quer que essa nos leve a santidade”, destaca.

*

Avaliações

“Dom Pedro se apresenta com muita serenidade, mas cheio de ímpeto pela vida. E é nessa contradição amorosa que faz suas ideias se transformarem em ação evangelizadora”, atesta Valdete, da Paróquia Sagrada Família, de São Bernardo.

 “Foi um momento de grande direcionamento espiritual, apoiadas pela Igreja com a presença de Dom Pedro. Fomos fortalecidas para continuar a missão”, complementa Lídia, da Paróquia Santa Luzia e Santo Expedito (São Bernardo).

*

Celebração

A missa anual do grupo orante será presidida por Dom Pedro no dia 3 de outubro, às 16h, na Catedral do Carmo.

*

Participe

Quem desejar fazer parte deste movimento, nos grupos ou até criar novos grupos em suas paróquias, pode entrar em contato com a Irmã Sandra nos telefones: 4459-8407 ou 96448-4377. 

 

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”