Como parte da programação do Setembro Verde, mês oficial da luta pela inclusão social da Pessoa com Deficiência, e do Setembro Azul, mês da Pessoa Surda, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, localizada na Vila Luzita, em Santo André, realiza no próximo domingo (22/09) três “Missas Inclusivas”, às 7h, 9h e 18h, com o objetivo de promover a inclusão e proclamar a Palavra do Senhor de diferentes formas.
Nas duas primeiras celebrações, a proclamação da Palavra será celebrada por leitores com deficiência auditiva; já na missa da noite, a liturgia da palavra, salmo e preces será realizada por leitores com algum tipo de deficiência auditiva e visual, com interpretação da Língua Brasileira de Sinais – Libras e do sistema Braille.
Este dia especial está sendo preparado pela equipe de liturgia, inclusive de visitantes de paróquias distantes para ajudar a levar à assembleia uma nova e atual forma de fazer chegar o evangelho aqueles que possuem algum tipo de deficiência auditiva ou visual.
Um dos organizadores da iniciativa, o paroquiano e aluno da Escola Diocesana de Teologia, Jacks Ramos, cita o livro de Gênesis (2,7), em que podemos ler: “… o Senhor Deus modelou o homem com argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente”.
“Vemos neste versículo que o homem vem do solo (adam), como nome coletivo, vem a tornar-se o nome próprio do primeiro ser humano, Adão. Neste mesmo versículo também vemos que o Senhor Deus o torna um ser vivente (nefesh), animado por um sopro vital, manifestado pelo espírito (ruah)”, descreve.
“Com isso levamos esta teologia à proclamação, pois somos animados pelo espírito. Em nossa comunidade paroquial temos algumas pessoas que possuem diversos tipos de deficiência visual ou auditiva que impedem participar plenamente da celebração da missa de forma visual e/ou auditiva”, complementa, ao valorizar a iniciativa que visa a inclusão.
O endereço da Paróquia Nossa Senhora do Rosário é Rua Alcides Maia, 12, Vila Luzita, em Santo André. Para chegar ao local, a melhor opção é o transporte público. Várias linhas municipais e intermunicipais atendem a igreja, que fica ao lado do Terminal Vila Luzita.