Sessão solene exalta legado dos 65 anos da Diocese

Evento ocorrido na Câmara Municipal de Santo André relembrou trajetória da Igreja Católica no Grande ABC e rendeu homenagens aos fiéis e clero de toda a região

Uma noite de homenagens e reencontro com a história. Assim foi a sessão solene pelos 65 anos da Diocese de Santo André, realizada na terça-feira (24/09), na Câmara Municipal andreense.

Compareceram representantes de movimentos, pastorais, grupos, leigos e padres da Igreja Católica do Grande ABC, que assistiram a execução dos hinos nacional e da cidade, pela centenária Banda Lira de Santo André, durante a abertura do evento.

Em seguida, um vídeo com a retrospectiva das seis décadas e meia de trajetória da diocese foi transmitido pelo telão no plenário. O material destacou a relação da Igreja Diocesana com a sociedade, as lutas contra a ditadura, os perfis industrial e comercial na região, a acolhida aos migrantes, além dos episcopados de Dom Jorge Marcos de Oliveira, Dom Cláudio Hummes, Dom Décio Pereira, Dom Nelson Westrupp e atualmente Dom Pedro Carlos Cipollini, que foram homenageados ao lado das pastorais, padres, movimentos e leigos que ajudaram a construir esse legado.

Em seu discurso, o atual bispo diocesano destacou o protagonismo evangelizador e social da diocese na região formada pelas sete cidades e com quase 2,8 milhões de habitantes, os desafios diante das diferentes realidades, iniciativas como o Lar Menino Jesus, a Casa do Migrante e o Sínodo Diocesano que veio para coroar a unidade dos fiéis e clero por uma Igreja acolhedora e em estado permanente de missão, bem como o processo de criação do Vicariato para Caridade Social.

“Como diz o hino da cidade, temos em Santo André nossa livre terra querida. Nossa forja ardente de amor e trabalho. Em teu solo semeias a vida. E trabalhamos para que haja em teus lares, pão e agasalho. Hoje é benção do céu sobre nós. Nós que lutamos, aos que lutam por um ideal”, reflete o bispo, ao reforçar a parceria entre igreja e poderes públicos para o bem comum de toda a população.

Dom Pedro também realizou um paralelo entre a história de Santo André Apóstolo com as características da diocese, resumindo ao final do discurso em duas palavras: fé e coragem.

Protagonismo da Diocese

Autor do requerimento de homenagem aos 65 anos da diocese, o vereador Lucas Zacarias exaltou “o trabalho de evangelização”; o vice-prefeito de Santo André, Luiz Zacarias, representando o prefeito Paulo Serra,  disse que a melhor homenagem é “falar com o coração”; e o presidente do Legislativo andreense, Pedrinho Botaro, resumiu boa parte da fala na palavra “gratidão”.

Quem acompanhou a sessão não escondeu a emoção e reconhecimento ao trabalho que gerou frutos ao longo das seis décadas e meia.

“Amor, esperança, fé e coragem foram as principais luzes que conduziram a Diocese nesses 65 anos de evangelização missionária”, comenta o aluno da Escola de Teologia, Marcelo Rocco.

“A luz de Cristo e a luz da Virgem Maria nos conduzem no caminho do amor, para que nesses 65 anos de nossa amada Diocese, possamos junto a ela  levar a alegria do Cristo Vivo e ressuscitado aos corações que necessitam dessa alegria, desse amor que vem de Deus”, sintetiza a ministra e professora, Camila Santos Pestana.

“Vejo particularmente a caminhada da Diocese de Santo André desde quando ela nasceu, como a caminhada de Jesus para Jerusalém: vai cuidando dos mais necessitados e divulgando inexoravelmente a mensagem do Reino de Deus, rumo à Jerusalém Celeste”, analisa o coordenador diocesano das Oficinas de Oração e Vida, Tito Álvares de Araújo.

Sob a regência do maestro Diego Muniz, o Coral Diocesano de Santo André abrilhantou o encontro e encerrou uma noite memorável.