Diocese de Santo André

Sessão solene exalta legado dos 65 anos da Diocese

Evento ocorrido na Câmara Municipal de Santo André relembrou trajetória da Igreja Católica no Grande ABC e rendeu homenagens aos fiéis e clero de toda a região

Uma noite de homenagens e reencontro com a história. Assim foi a sessão solene pelos 65 anos da Diocese de Santo André, realizada na terça-feira (24/09), na Câmara Municipal andreense.

Compareceram representantes de movimentos, pastorais, grupos, leigos e padres da Igreja Católica do Grande ABC, que assistiram a execução dos hinos nacional e da cidade, pela centenária Banda Lira de Santo André, durante a abertura do evento.

Em seguida, um vídeo com a retrospectiva das seis décadas e meia de trajetória da diocese foi transmitido pelo telão no plenário. O material destacou a relação da Igreja Diocesana com a sociedade, as lutas contra a ditadura, os perfis industrial e comercial na região, a acolhida aos migrantes, além dos episcopados de Dom Jorge Marcos de Oliveira, Dom Cláudio Hummes, Dom Décio Pereira, Dom Nelson Westrupp e atualmente Dom Pedro Carlos Cipollini, que foram homenageados ao lado das pastorais, padres, movimentos e leigos que ajudaram a construir esse legado.

Em seu discurso, o atual bispo diocesano destacou o protagonismo evangelizador e social da diocese na região formada pelas sete cidades e com quase 2,8 milhões de habitantes, os desafios diante das diferentes realidades, iniciativas como o Lar Menino Jesus, a Casa do Migrante e o Sínodo Diocesano que veio para coroar a unidade dos fiéis e clero por uma Igreja acolhedora e em estado permanente de missão, bem como o processo de criação do Vicariato para Caridade Social.

“Como diz o hino da cidade, temos em Santo André nossa livre terra querida. Nossa forja ardente de amor e trabalho. Em teu solo semeias a vida. E trabalhamos para que haja em teus lares, pão e agasalho. Hoje é benção do céu sobre nós. Nós que lutamos, aos que lutam por um ideal”, reflete o bispo, ao reforçar a parceria entre igreja e poderes públicos para o bem comum de toda a população.

Dom Pedro também realizou um paralelo entre a história de Santo André Apóstolo com as características da diocese, resumindo ao final do discurso em duas palavras: fé e coragem.

*

Protagonismo da Diocese

Autor do requerimento de homenagem aos 65 anos da diocese, o vereador Lucas Zacarias exaltou “o trabalho de evangelização”; o vice-prefeito de Santo André, Luiz Zacarias, representando o prefeito Paulo Serra,  disse que a melhor homenagem é “falar com o coração”; e o presidente do Legislativo andreense, Pedrinho Botaro, resumiu boa parte da fala na palavra “gratidão”.

Quem acompanhou a sessão não escondeu a emoção e reconhecimento ao trabalho que gerou frutos ao longo das seis décadas e meia.

“Amor, esperança, fé e coragem foram as principais luzes que conduziram a Diocese nesses 65 anos de evangelização missionária”, comenta o aluno da Escola de Teologia, Marcelo Rocco.

“A luz de Cristo e a luz da Virgem Maria nos conduzem no caminho do amor, para que nesses 65 anos de nossa amada Diocese, possamos junto a ela  levar a alegria do Cristo Vivo e ressuscitado aos corações que necessitam dessa alegria, desse amor que vem de Deus”, sintetiza a ministra e professora, Camila Santos Pestana.

“Vejo particularmente a caminhada da Diocese de Santo André desde quando ela nasceu, como a caminhada de Jesus para Jerusalém: vai cuidando dos mais necessitados e divulgando inexoravelmente a mensagem do Reino de Deus, rumo à Jerusalém Celeste”, analisa o coordenador diocesano das Oficinas de Oração e Vida, Tito Álvares de Araújo.

Sob a regência do maestro Diego Muniz, o Coral Diocesano de Santo André abrilhantou o encontro e encerrou uma noite memorável.

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/02/2025

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025