Diocese de Santo André

Dia das Missões recorda prioridades do Sínodo Diocesano

“O objetivo do Papa Francisco é lembrar a Igreja que todos devemos estar em estado permanente de missão. Nosso sínodo propõe acolhida e missão. E nós estamos realizando. E os frutos? Deus quem vai dar. Saiu o semeador a semear. Depois, Deus dará os frutos ao seu tempo. A nossa missão é semear.” Com essa reflexão, o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini avaliou a participação de aproximadamente 1370 missionários e missionárias que atuaram nas visitas aos lares, promoveram vigílias e organizaram celebrações na manhã e tarde de sábado (19/10), como parte das ações do Mês Missionário Extraordinário nas dez regiões pastorais da Diocese de Santo André.

“Porque será que toda vez que saímos em missão ficamos felizes? É porque a igreja é missionária. Ser igreja é estar em missão. A Igreja tem os dois movimentos do nosso coração, o discipulado e a missão. Rezamos, pedimos, celebramos, mas se não tiver o outro movimento fica faltando alguma coisa”, comenta Dom Pedro, no encerramento do Dia das Missões, diante de 150 missionários que integraram confraternização na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Diadema.
*

Juventude engajada
Dom Pedro também elogiou a participação dos jovens. “É muito bonito ver essa juventude reunida e engajada na missão. Muita gente fica esperando alguém que leve uma Palavra de Deus, conforto, uma oração. É tão importante. Saindo em missão tentamos ajudar o Reino a estar presente naquele sorriso, na palavra, na visita ou simplesmente na nossa presença”, enfatiza o bispo, em passagem pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Mauá.

*]]

União das paróquias
As visitas missionárias contaram com a participação do Setor Juventude, IAM (Infância e Adolescência Missionária) e demais movimentos, pastorais e grupos de toda a diocese. Além das citadas em Diadema e Mauá, outras paróquias que acolheram as missões foram a São Geraldo Magella (Santo André – Leste), Nossa Senhora de Fátima (Santo André – Utinga), Santa Luzia e São Carlos Borromeu (Santo André – Centro), Nossa Senhora do Rosário de Fátima (São Bernardo – Centro), Nossa Senhora Aparecida (São Bernardo – Anchieta), São Pedro Apóstolo (São Bernardo – Rudge Ramos), São Caetano (São Caetano) e São Judas Tadeu (Ribeirão Pires – Rio Grande da Serra).
*

8º Plano de Pastoral
Com o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, a iniciativa foi proclamada pelo Papa Francisco com o objetivo de despertar as pessoas para a missionariedade e estimular as comunidades a intensificarem ações da chamada ‘Igreja em Saída’.  A iniciativa do Mês Missionário Extraordinário está em sintonia com os itinerários 5, 6 e 7 do 8º Plano Diocesano de Pastoral, que tem foco na ação missionária, com a formação para missão e a organização das visitas missionárias.

Compartilhe:

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André

“A Catedral é a casa que acolhe a todos”, reflete Dom Pedro nos 85 anos da Nossa Senhora do Carmo