Cerca de mil fiéis celebram 63 anos da Legião de Maria na Diocese

Com a presença de aproximadamente mil legionárias e legionários de diversas paróquias da Diocese de Santo André, a Legião de Maria realizou na tarde de domingo (20/10), o Encontro Diocesano “Unidos em Missão – Rumo aos 100 anos”, na Paróquia Santo Antônio, na Vila Alpina, na cidade andreense. A meditação do rosário e a Santa Missa integraram as comemorações dos 98 anos de fundação do movimento mariano, na Irlanda, e dos 63 anos de presença na Diocese de Santo André.

Além da procissão de entrada com os estandartes empunhados pelos representantes de cada Praesidium, outro momento esperado foi a coroação de Nossa Senhora protagonizada pelas crianças, que sempre emociona a todos os presentes e encerra o encontro.
“A Legião de Maria ajuda a continuar e firmar a nossa fé, ao invocar Nossa Senhora a primeira na fé, a primeira que aderiu a Jesus e que entregou toda a sua vida nas suas mãos. E Ele foi dirigindo a sua vida. Vamos reforçar o nosso desejo de perseverar e pedir que o Senhor aumente a nossa fé”, disse Dom Pedro, durante a celebração, antes de rezar o Catena Legionis com os legionários.

Ação sem fronteiras
“Saiamos adiante como os apóstolos do cenáculo no dia de Pentecostes, anunciando Jesus Cristo, o Reino de Deus. Não desanimem. Abram o coração e os braços para acolher, com um trabalho sem fronteiras. Essa deve ser a nossa missão”, salienta o diretor espiritual da Legião de Maria na Diocese de Santo André, Pe. José Ailton Teixeira, ao entoar o hino da legião e relembrar que o movimento mariano na diocese é um dos primeiros a surgir no Brasil.

Base da vida
Participante desde abril de 2019 como legionária na Paróquia São João Batista (SBC – Rudge Ramos), a funcionária pública Maria Lúcia de Novaes, 51 anos, diz que é uma benção receber a imagem de Maria peregrina na região. “É maravilhoso. Participar da Legião de Maria fez eu frequentar mais a igreja. A palavra de Deus é muito importante em nossas vidas. Ela orienta, conduz. Sem o amor de Deus, o ser humano não é nada. O amor é a base de tudo”, constata. Da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Santo André – Utinga), a dona de casa Sueli Donato Oliveira, 46 anos, complementa que esse momento representa “primeiramente o amor de Deus e Maria passando na frente de todas as nossas dificuldades e pregando a fraternidade diariamente.”

Legado
Integrante da Legião de Maria desde a década de 1960, o casal Pedro Pereti Marinelli, 75 anos, e Maria Inês Pereti Marinelli, 70 anos, praticamente vivenciaram o início da caminhada legionária na diocese, primeiramente na Igreja Matriz de Mauá, e atualmente na Paróquia São José, na mesma cidade. “Me recordo do Dom Jorge (Marcos de Oliveira, primeiro bispo da Diocese) e da Dona Lurdinha (Lurdes Antunes, falecida), que era da Igreja Matriz de Santo André e fundaram a Legião de Maria em nossa diocese, juntamente com algumas pessoas que vieram de Dublin”, recorda Maria Inês. “A presença da legião é benéfica, pois vai de encontro com as pessoas. Esse é o nosso carisma. A santificação pessoal, através da oração e do trabalho apostólico”, explica Pedro.

Informações sobre como participar da Legião de Maria ou montar um grupo em sua paróquia no telefone: 94970-5533 (coordenadora Maria das Dores) ou envie e-mail: legiaodemaria@diocesesa.org.br .