Confira como foi 3º Dia Mundial dos Pobres nas regiões

Doação de roupas, cerca de 2,3 mil refeições, 2 mil kits de higiene pessoal, centenas de atendimentos e consultas médicas e mais 1,3 mil voluntários (pastorais, congregações, comunidades e leigos) envolvidos nas ações. A iniciativa pioneira da Diocese de Santo André em realizar a 3ª edição do Dia Mundial dos Pobres, simultaneamente nas regiões pastorais alcançou grandes resultados, ao reunir e atender durante o domingo (17/11), por volta de 2,5 mil pessoas, muitas delas em situação de rua.

Ocorrido em várias partes do mundo, em razão do pedido do Papa Francisco e com o tema “A Esperança dos Pobres Jamais se Frustrará”, por 12 horas consecutivas foram oferecidos café, almoço e diversos serviços como atendimento médico, testes de glicemia, odontológico, oftalmologista, psicológico, nutricional e jurídico; assistência social, entre outros profissionais; banho, corte de cabelo, barba; recreação, espaço kids, brincadeiras e música; momentos de espiritualidade e oração. O bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini celebrou a missa campal na Praça do Carmo, e congratulou a todos e a todas que manifestaram o seu amor através de tantos gestos de amor, de solidariedade e de acolhida durante esse dia.

“Essa bondade se manifesta através daqueles que acreditam Nele. E que conseguem mostrar que Deus ama os pobres. E que Deus ama os quem amam os pobres”, reflete Dom Pedro, ao destacar a importância dessa ação permanente em prol dos prediletos de Jesus Cristo. Confira os resultados das atividades nas regiões pastorais da Diocese de Santo André:

Santo André – (Centro, Utinga e Leste)

Na Praça do Carmo, ao lado da Ca

tedral Nossa Senhora do Carmo, cerca de 700 pessoas passaram pelo local entre 7h e 16h. Trabalharam 221 voluntários. Foram servidos:
– 620 almoços;
– 620 cafés da manhã;
– 375 kits de higiene;
– 2 mil peças de roupa;
– 160 atendimentos na enfermagem;

– 54 consultas médicas;
– 185 cortes de cabelo e barba. Também teve serviço de manicure
– 228 banhos realizados

São Bernardo – Centro
Na Praça da Matriz, em frente à  Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, cerca de 300 pessoas foram atendidas no local, entre 8h e 16h. Aproximadamente 250 voluntários trabalharam no local. Temos como resultado:
– 177 almoç

os;

– 142 cafés da manhã e da tarde;
– 279 atendimentos na enfermagem;
– 60 consultas médicas;
– 42 atendimentos jurídicos e de assistência social;
– 105 cortes de cabelo;
– 250 banhos realizados;

São Bernardo – Rudge Ramos
Na praça em frente à Paróquia São João Batista, aproximadamente 700 pessoas passaram pelo local entre 7h e 17h30. Cerca de 200 voluntários trabalharam na ação.
– 700 almoços;
– 700 cafés da manhã e da tarde;
– 400 testes de diabetes;
– 100 orientações sobre Câncer de Mama;
– 5 mil peças de roupas e calçados distribuídas;
– 740 toalhas;
– 350 kits de higiene;
– 65 banhos;

São Bernardo – Anchieta
Na Paróquia Sagrada Família, entre 6h e 17h30, passaram pelo local por volta de 350 pessoas. Cerca de 250 voluntários trabalharam na ação.
– 210 refeições;
– 5,6 mil doações de alimentos, roupas e produtos de higiene;

– 40 profissionais atuaram neste dia;
– 160 atendimentos realizados;
– 40 corte de cabelo;
– 20 enfermagem;
– 80 orações;
– 20 atendimentos com dentistas;

Mauá
Na Praça da Bíblia, entre 7h às 16h30, cerca de 160 pessoas foram atendidas no local. Aproximadamente 210 voluntários atuaram na ação. Não há um número exato de doações, mas segundo a organização, a quantidade superou as expectativas.

São Caetano
Na Praça Cardeal Arcoverde, em frente à Igreja Matriz – Paróquia Sagrada Família, entre 10h e 16h, cerca de 220 pessoas foram atendidas até a hora do almoço. Todas participaram do almoço e do café da manhã. Inúmeras doações realizadas nas paróquias foram trazidas ao local, como kits de higiene, toalhas e roupas.

Ribeirão Pires – Rio Grande da Serra
No Complexo Ayrton Senna, entre 6h e 14h, aproximadamente 300 passaram pelo local e cerca de 100 voluntários atuaram na ação.
– 200 almoços;
– 200 cafés da manhã;
– 200 kits de higiene pessoal;
– Vários serviços oferecidos no local, como atendimento médico, odontológico, psicológico e jurídico, além de corte de cabelo, manicure e pintura facial.

Diadema
Durante as missas, as paróquias da cidade arrecadaram doações de roupas e alimentos para a população carente durante as celebrações. Na Igreja Matriz – Paróquia Imaculada Conceição, o Grupo Mensageiros do Amor entregou 424 sacolinhas aos fiéis que queiram adotar um irmão em situação de rua.