Dom Pedro na Missa de Natal: “Jesus é a esperança de dias melhores”

Na Vigília Natalina ocorrida na noite de terça-feira (24/12), na Catedral Nossa Senhora do Carmo, bispo diocesano citou quatro pontos luminosos para celebrar o verdadeiro sentido do Natal

Alegria, luz, anúncio e paz. Na esperança de um mundo mais fraterno, esses quatro pontos luminosos da Palavra de Deus foram citados pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, como fundamentais para a vivência do verdadeiro sentido do Natal, o nascimento de Jesus Cristo, durante a Vigília Natalina ocorrida na noite de terça-feira (24/12), na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade andreense.

“A paz deve ser construída em nossas famílias, em nosso ambiente de vida, mas sobretudo, no coração de cada um. Quando ouvimos os anjos cantando ‘Paz na Terra aos homens de boa vontade’, nós devemos perguntar se estamos incluídos nessa lista. Devemos imitar Jesus no empenho pela justiça. Devemos semear a paz ao invés da discórdia e da violência”,

Na celebração concelebrada pelos padres Joel Nery (pároco), Giacomo Pellin e Flávio José dos Santos (vigários), ambos da Catedral do Carmo, que também contou com a presença do secretário episcopal Pe. Camilo Gonçalves de Lima, muitas famílias estiveram presentes e levaram suas crianças e seus bebês para acompanhar a festa cristã.

Dom Pedro iniciou a homilia dizendo que o Senhor se faz presente na humanidade, por meio do Menino Jesus que nos acolhe na sua divindade, e que devemos imitar o exemplo de Maria, que aceitou o chamado do anjo enviado por Deus. Logo após, comentou sobre os quatro pontos luminosos.

Alegria

“Hoje é uma noite de alegria. Uma alegria contagiante. Não devemos esquecer do sentido profundo desta festa. Deus se torna humano para nos salvar, libertar-nos. O homem faz a festa e Deus dá a alegria”, frisa.

Luz

“Jesus nasce na pobreza. Deus tem autoridade e toma o último lugar. Como filhos da luz devemos viver na luz. Viver vida nova que consiste em imitar o Filho de Deus no amor e no serviço”, destaca.

Anúncio

“Aqui está o maior sentido de toda palavra proclamada e do que estamos celebrando. Os anjos anunciam aos pastores o que está acontecendo. Eles são convidados para visitar Jesus. Assim Deus se manifesta primeiramente aos marginalizados, aos pobres e excluídos. O sinal que o anjo indica é uma criança. Essa criança indefesa é o sinal vitorioso do amor de Deus”, sintetiza.

Paz

“O canto dos anjos nos fala da paz. É o que o Menino Jesus veio trazer ao mundo. Shalom, paz é a síntese de todo o evangelho. Tanto é que Jesus ressuscitado saúda os apóstolos com essa palavra. A paz esteja convosco. Paz é o anseio da humanidade.  É o fruto maior da ação de Jesus. É a palavra que designa a salvação concretizada, felicidade plena, realização total”, elucida.

Por fim, o bispo diocesano ainda comentou como podemos ser pessoas de boa vontade e praticar os ensinamentos cristãos na atual sociedade. “A vinda de Cristo deve ser celebrada e vivida como conversão para sermos cada dia mais humanos, plenamente inseridos na filiação divina[…] Vivermos na graça e no amor. Renuncia ao que é mundano, que não é Deus e viver uma vida digna do evangelho, na dignidade, na justiça e no equilíbrio”, explica.