São Paulo Apóstolo é modelo de missionário para os seminaristas

“Hoje celebramos este momento muito bonito da história da Igreja, no qual esse grande apóstolo teve o encontro com Jesus, com o amor de Jesus. E esse encontro com o amor de Cristo sustentou esse homem por toda a vida. São Paulo foi chamado para ser esse grande missionário que até hoje, como diz a oração, alimenta a Igreja com o seu ensinamento”

No dia em que a Igreja Católica comemorou a festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini citou Jesus como o centro da vida de todo missionário para os 29 seminaristas da Diocese de Santo André, que iniciaram oficialmente a Missão 2020 no sábado (25/01), com a celebração realizada na Capela Santa Edwiges, no Jardim Alto da Boa Vista, na Região Pastoral Mauá.  “Estamos aqui dando início a um período importante nesta etapa de formação dos nossos 29 queridos seminaristas. Essa preparação é para ajudar vocês. Que possam ser felizes na vocação que Deus está chamando a exercer e que possam discernir neste período de formação, a solidez deste chamado. O ponto de referência é o amor a Cristo”, reflete Dom Pedro, ao dizer para os candidatos ao sacerdócio dialogarem e ouvirem as pessoas nos mais diferentes pontos da cidade, ao exaltar o Apóstolo Paulo como a grande referência missionária, pois percorria as comunidades levando os ensinamentos do evangelho e pregando a conversão do povo. Também participaram da Santa Missa, os reitores das três casas de formação: Pe. José Aparecido Cassiano (Seminário de Teologia), Pe. Hamilton Gomes do Nascimento (Seminário de Filosofia) e Pe. Vagner Franzini (Seminário Propedêutico); o coordenador regional Pe. Cláudio Tafarelo; o anfitrião Pe. José Ferreira, além de todos os párocos e administradores paroquiais das demais paróquias de Mauá, bem como fiéis da região.Durante o dia de abertura, os seminaristas também integraram um café com análise socioeconômica e religiosa do município. Cada uma das 13 paróquias recebeu dois a três seminaristas para os sete dias de missão. No domingo (26/01), os candidatos ao sacerdócio participaram das missas, de almoços com os padres e famílias, além de formação com a juventude nas igrejas.

A edição deste ano tem como tema “Ai de mim se eu não pregar o evangelho” (1Cor 9,16).

Programação

Nesta segunda (27/01), os destaques são as visitas ao Hospital Santa Casa e Casas de Repouso, bem como o Terço Luminoso com os Jovens na Praça, num momento de louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Entre terça (28/01) e quinta (30/01) ocorrerão as visitas nas casas e cafés com as famílias, num momento de evangelização e promovendo a Igreja em saída. Nestes dias também acontecem a Oração das Laudes, no início da manhã, e a Santa Missa, no período da noite.

Na sexta (31/01), as atividades previstas são visitas ao Hospital Nardini, ao Cemitério Santa Lídia, e o trabalho junto as pastorais de rua, na distribuição de marmitex aos prediletos de Deus.

A Santa Missa de encerramento da Missão dos Seminaristas acontecerá no sábado (1º/02), às 10h30, na Paróquia São Vicente de Paulo (R. Vice-Presidente Francisco Silviano Alves Brandão, 88 – Parque São Vicente).