CDP reforça ações do 8º Plano e orientações sobre o coronavírus

O CDP (Conselho Diocesano de Pastoral) realizou na manhã de sábado (14/03) a primeira reunião de 2020, que reforçou as iniciativas já realizadas e as futuras ações em sintonia com os itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral em todas as dez regiões pastorais da Diocese de Santo André. Após a oração inicial, o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini dialogou com os participantes sobre a nota pastoral elaborada em relação às orientações sobre o novo coronavírus, assinada por Dom Pedro e aprovada por unanimidade por todos e todas. O encontro aconteceu no Edifício Santo André Apóstolo (Cúria Diocesana), no Centro da cidade andreense, e contou com as participações de Dom Pedro; do vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery; do vigário geral Pe. Ademir Santos de Oliveira; da secretária do Centro de Pastoral, Mércia Aparecida Ferreira, representantes leigos e leigas, bem como os sacerdotes coordenadores das regiões pastorais.

Demais assuntos
Um dos pontos destacados durante a reunião foi como intensificar a mobilização e motivar as pessoas para implementar e participar das ações práticas do 8º Plano Diocesano de Pastoral, além da ‘presença’ de comunhão e participação para o protagonismo social e evangelizador da Igreja Católica no Grande ABC. Dentre outros temas também debatidos ao longo do encontro, os próximos passos do Vicariato Episcopal para a Caridade Social, com a realização da 1ª Assembleia no dia 30 de maio; a formação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora nas dez regiões pastorais; os encontros formativos propostos para o segundo semestre atendendo aos itinerários 2 e 5, com os subsídios para o Querigma e Iniciação à Vida Cristã; a Cultura e Espiritualidade do Acolhimento; e a Consciência Missionária.
Em relação aos comunicados, destaques para a retomada do Projeto Samaritanos (curso com foco nas medidas de segurança e atuação nos primeiros socorros aos fiéis) nas paróquias no 2º semestre deste ano; o calendário de visitas aos seminários diocesanos durante o Ano Vocacional Diocesano; e os adesivos para carros, santinho de Santo André e do Ano Vocacional.