Dom Pedro homenageia as mães com mensagem de esperança e solidariedade

“Um grande abraço e parabéns a todas as mães. Um Dia das Mães diferente, mas nós estamos unidos e desejamos a todas muita paz, muita certeza de que são vocês, exemplos maravilhosos desse grande amor de Deus que nos envolve.”

Com essas palavras, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini parabenizou todas as mamães neste período de enfrentamento à Covid-19, a doença que provoca o novo coronavírus, durante a Santa Missa do 5º Domingo da Páscoa (10/05), data que também celebrou o Dia das Mães, deixando uma mensagem de esperança visando a superação destes momentos difíceis.

“Rezemos pelas mães que estão conosco, as que estão na Glória do pai, as que estão em dificuldades extremas para conseguir alimentar e cuidar das famílias, as mães que deram à luz neste tempo de pandemia, as mães que sofrem com a doença dos seus filhos e filhas. Um abraço carinhoso a todas as mães. Que elas tenham a esperança. A mãe é sempre um exemplo de fortaleza e força em momentos tão difíceis da vida de seus filhos. Confiamos todas as mães a Nossa Senhora, a mãe de Jesus e dos cristãos que vela por nós”, reflete Dom Pedro. Diretamente da residência episcopal, o bispo tem presidido as missas todas as quartas e domingos desde a segunda quinzena de março, em virtude da não realização de celebrações com a presença de fiéis, sendo transmitidas pelo Facebook da Diocese.

Nas redes sociais

A Diocese de Santo André recordou o Dia das Mães com uma emocionante homenagem por meio de mosaicos com retratos e um vídeo, que podem ser vistos aqui. A iniciativa superou as expectativas e foi um sucesso, ao contabilizar 667 fotos das mamães enviadas para a campanha.

Solidariedade nas adversidades

O mundo foi acometido pela pandemia da Covid-19. A crise socioeconômica, especificamente no Brasil, tem levado muitas pessoas a refletir neste período de quarentena, em orações dentro de suas casas para encontrar as respostas para esses acontecimentos. “Lendo a palavra de Deus podemos descobrir que muitas pessoas acham que Deus está em silêncio e não fala, diante do sofrimento, dos clamores, da tristeza, das dores e das mortes. Mas Deus fala! Já falou tudo o que Ele tinha de falar em Jesus Cristo. Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ele é o caminho que nos conduz a Deus, a verdade de Deus que nos é revelada, a vida de Deus que nos é comunicada, em Jesus encontramos todas as respostas”, explica Dom Pedro, durante a homilia. Segundo o bispo, a solidariedade tem sido uma aliada fundamental nestes tempos de muitas adversidades para o povo mais carente. “Temos exemplos maravilhosos dos profissionais da saúde e das nossas comunidades católicas no ABC que tem feito coisas maravilhosas em benefício dos irmãos. Como os apóstolos escolheram pessoas para servir aos pobres, assim também existem em nossas comunidades, um verdadeiro mutirão de ajuda, de partilha. Isso é maravilhoso, pois isso é dar testemunho de que estamos seguindo o caminho de Jesus”, destaca.

Na Diocese de Santo André, o Vicariato Episcopal para a Caridade Social acompanha de perto os trabalhos sociais nas sete cidades do Grande ABC.

Para fazer parte desta rede de solidariedade, o Vicariato para a Caridade Social está com as inscrições abertas para cadastramento de voluntários que queiram ajudar neste momento de dificuldades para muitas famílias. Essa ação é denominada “Anjos da Caridade” e o cadastro pode ser realizado aqui

Para grupos paroquiais, pastorais, associações, movimentos, entidades e demais iniciativas caritativas, basta acessar o link e efetuar o preenchimento de dados

Para saber como ajudar com doações para as famílias carentes, acesse

Quarentena

Com o período da quarentena prorrogado até o dia 31 de maio, Dom Pedro avisou realizará nesta semana, uma reunião online com os padres coordenadores das dez regiões da Diocese de Santo André, a fim de avaliar o cenário atual e tratar da preparação das comunidades para um futuro retorno das celebrações, assim que as condições se tornarem favoráveis com todos os protocolos e cuidados necessários recomendados pelas autoridades civis e da área da saúde.

“Coragem, irmãos e irmãs! Jesus está conosco! Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. E o mais importante, Ele não nos abandona”, frisa o bispo.