Movimento Eucarístico Jovem trabalha evangelização online na quarentena

O MEJ (Movimento Eucarístico Jovem) da Diocese de Santo André, braço da juventude do Apostolado da Oração, mantém as atividades virtuais através de videoconferências e transmissões online nestes tempos de pandemia. É a forma encontrada por inúmeras pastorais para prosseguir com o cronograma mensal de ações, em razão da pandemia da Covid-19 limitar os encontros presenciais. Oficialmente, dois grupos foram organizados recentemente: um na Paróquia Jesus Bom Pastor, com 15 jovens, e outro na Paróquia São Judas Tadeu, com 10 jovens, ambas igrejas de Santo André.

No primeiro grupo, da Paróquia Jesus Bom Pastor, os encontros virtuais acontecem através de lives pelo Instagram. No último sábado (09/05), o encontro foi pelo aplicativo Zoom, que permite maior interação entre os participantes.”Está sendo uma experiência ótima! Mesmo sendo de longe, ainda dá pra entender as coisas e sentir o aconchego dos encontros”, comenta Maria Eduarda Silva Pereira, 13 anos. “Estou achando muito legal e gostando bastante”, complementa Mariana Bispo de Sousa, 13 anos, Jesus Bom Pastor.

“O legal é que são os próprios jovens que conduzem os encontros, preparando-se ao estudar o tema proposto e depois abordando ele com os demais. A proposta do MEJ é essa: jovem evangelizar jovem, para que todos sigam o exemplo de vida de Jesus”, afirma o assessor diocesano para a juventude do Apostolado da Oração, Rafael Ferreira.

Na Paróquia São Judas, o grupo não tem realizado os encontros por causa da quarentena.

Como participar

“Nosso público-alvo são os membros do Apostolado da Oração, catequistas de perseverança, agentes de pastorais que trabalham com jovens, e pessoas em geral dos 10 aos 25 anos de idade”, avisa Rafael. Os interessados em montar um grupo do MEJ, podem entrar em contato com o assessor diocesano no WhatsApp: 94855-9224.

Relembre também o 1º Encontro Diocesano de Formação do MEJ, em outubro de 2019

Confira também as orientações abaixo, respeitando a quarentena e adaptações ao período da pandemia:

1.  Não existem fórmulas prontas para iniciar e organizar um grupo do MEJ. Os grupos de jovens variam de lugar a lugar: paróquia, capelas, colégios, etc. Por isso a criatividade, o equilíbrio e o bom senso são importantíssimos na fundação e na caminhada. Criatividade junto com entusiasmo, espírito apostólico-eucarístico e uma generosa doação;
  2. É importante conhecer o movimento e estar em sintonia com o Apostolado da Oração. Com isso, faça uma apresentação e mostre ao pároco responsável local, pois ele será o diretor espiritual do grupo;
  3. c) Para começar é necessário um ou mais assessores, de preferência um sacerdote, um religioso/a, um professor/a, um casal responsável, um membro do AO. Gente com carisma para lidar com o mundo jovem, engajada na pastoral da paróquia ou da comunidade. Pode ser também um jovem com boa experiência no campo apostólico; um jovem-adulto com liderança, amigo, generoso, educador.
  4. d) Logo serão necessários um ou mais monitores. Jovens entusiastas, com equilíbrio e boa conduta, conteúdo doutrinário e facilidade de comunicação. Líderes, profundamente comunitários, com vontade de ajudar os jovens, adolescentes e crianças a encontrar Jesus Cristo e a comprometer-se com Ele na construção de um mundo melhor;
  5. e) Após a equipe de articulações estiver feita, comece a fazer os convites na comunidade, paróquia e região. Um aviso no final da missa, uma presença nos encontros e eventos locais podem ajudar muito, mas nada como o convite boca a boca, de coração a coração. Mostre com as ações que o MEJ é um mais que um grupo de reuniões. Mostre que com a pertença à comunidade é possível chegar, aproximar e ser amigo de Jesus. Uma palavra, um sorriso, um abraço, um aperto de mão… tudo isso pode fazer a diferença no convite;
  6. f) Procure a equipe de articulação (arqui) diocesana somando forças em busca de união, interatividade e crescimento;
  7. g) Defina o dia, horário e local das reuniões;
  8. h) Prepare as reuniões com antecedência para não cair no conto da improvisação. Para isso o MEJ Brasil fornece subsídios mensais para grupos tendo sempre como referências as Intenções de Oração do Papa para o mês ao qual confia aos membros do AO/MEJ;
  9. i) Busque uma data para a fundação oficial do grupo na comunidade.

*Orientações com informações do site https://aomej.org.br