Diocese de Santo André

Legião de Maria promove Santo Rosário pelos pacientes com Covid-19

Como mais uma ação do mês mariano, que promove iniciativas voltadas para a Mãe de Deus, a Legião de Maria da Diocese de Santo André também integra esse itinerário de fé em tempos de pandemia. Diante da impossibilidade de se reunirem presencialmente, os legionários e as legionárias se encontram virtualmente todos os sábados, às 15h, para rezar o Santo Rosário em prol da recuperação dos acometidos pela Covid-19 e prestar solidariedade aos familiares das vítimas do novo coronavírus.

A transmissão acontece via Skype e para participar basta entrar em contato com a coordenadora diocesana, Maria das Dores Ferreira S. Fiachi, pelo WhatsApp: 94970-5533.

“As reuniões semanais foram adaptadas durante o período de quarentena, por meio do Skype, mantendo contato com nossos irmãos e irmãs por telefone e chamada de vídeo como formas de montar vários grupos para a reza do rosário”, avisa.

De acordo com Maria das Dores, as pessoas precisam manter a esperança e o otimismo, mesmo diante das dificuldades, e a união em torno da oração é um dos caminhos para superar as adversidades. “Coragem e muita fé para vencermos esse momento”, frisa. Projetando um retorno gradual em breve, ela acredita que essa experiência desafiadora e dolorosa para muitos deixará um aprendizado de solidariedade e compaixão.  “Queridos irmãos legionários, permaneçamos com uma fé viva, cheios de confiança em Jesus e Maria. Nunca desanimar. A cruz é o sinal da esperança. Salve Maria!”

Sobre a Legião de Maria

Neste ano de 2020, a Legião de Maria completa 99 anos de fundação do movimento mariano, na Irlanda, e 64 anos de presença na Diocese de Santo André. A Legião de Maria nasceu em Dublin, na Irlanda, em 1921, pelas mãos do servo de Deus, o leigo católico Frank Duff. O movimento chegou ao Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, em 1950, sendo oficialmente reconhecido como movimento pelo então cardeal Dom Jaime de Barros Câmara, no ano seguinte.

Como o primeiro bispo da Diocese de Santo André, Dom Jorge Marcos de Oliveira, trabalhou anteriormente na Cidade Maravilhosa como bispo auxiliar, acabou sendo o mentor da ideia de trazer o ‘exército mariano’ para a região, mais precisamente em 1956, ou seja, a Legião de Maria completa 63 anos de atuação no Grande ABC neste ano. Atualmente são 1,1 mil membros ativos, que participam das reuniões e saem às ruas para realizarem os trabalhos legionários, além 6,5 mil membros auxiliares que rezam para sustentar o trabalho ativo. Cerca de 3 milhões de legionários atuam em todo o mundo.

O assessor diocesano da legião de Maria é o Pe. José Ailton Teixeira, atualmente vigário paroquial da Paróquia Matriz Imaculada Conceição de Mauá.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 21/12/2024

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos