Diocese de Santo André

Pastoral Afro-Brasileira projeta ato ecumênico online e prega solidariedade

Oficialmente, a quarentena prossegue em todo o estado de São Paulo até o dia 31 de maio, em razão da pandemia da Covid-19. Na Diocese de Santo André, algumas pastorais tem se adaptado aos tempos atuais, como transmissões online, mas sobretudo no espírito fraterno e de solidariedade ao próximo.

Solidariedade

A coordenadora diocesana da Pastoral Afro-Brasileira, Terezinha de Jesus, avisa que os agentes pastorais das paróquias das sete cidades do ABC participam de ações de solidariedade vinculadas ao Vicariato Episcopal para a Caridade Social, através das campanhas de arrecadação de alimentos, produtos de limpeza, itens de higiene e roupas para distribuição nas comunidades carentes. “É um momento de pensarmos no próximo e exercitar o cuidado aos mais carentes”, reitera. Ela avisa que os membros da Pastoral Afro têm conversado por telefone e WhatsApp visando a organização de um ato ecumênico online, em uma data a ser definida entre os meses de junho e julho, no calendário de lives da Diocese de Santo André.

Prevenção

Assessor diocesano da Pastoral Afro, Pe. Edmar Antônio de Jesus, tem procurado compartilhar esse momento com os membros da pastoral, a fim de projetar o retorno gradual das atividades presenciais em breve, seguindo a orientação recomendadas pelas autoridades da área da Saúde, da OMS – Organização Mundial da Saúde -, em sintonia com o decreto da Diocese de Santo André, por meio do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, em vigência desde o dia 20 de março de 2020. “O desafio é superar este isolamento que nos impede no momento daquele encontro presencial para que possamos traçar os objetivos, as metas da Pastoral Afro. Penso que esse é o grande desafio. Não perder o ânimo daquilo que tínhamos programado para esse ano”, avalia.

Mensagem

Por fim, o sacerdote deixa uma esperança de fé e esperança para todos os agentes pastorais e comunidades negras da Diocese de Santo André. “É um momento que exige de nós o exercício da fé e esperança como creio que a maioria de nós nunca tinha exercitado em nossas vidas. Que Deus Pai de amor e de bondade, através dos santos e santas, aquele que em comum tem as suas devoções. No caso das comunidades negras, São Benedito, Santa Bakhita, nossa mãe negra Aparecida. Que todos eles e elas intercedam por nós para não desanimarmos”, enfatiza.

Para mais informações sobre como participar da Pastoral Afro-Brasileira envie mensagens de WhatsApp para 99187-0277 (coordenadora diocesana Terezinha de Jesus) ou para o e-mail: pastoralafrobrasileira@diocesesa.org.br .

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações e provisões – 26/12/2025

Homilia Missa de Posse Pe. Vagner Franzini

Santíssima Virgem inicia nova etapa pastoral com a posse do Pe. Vagner Franzini

Servos da Misericórdia promovem manhã de Natal com Missa, cuidado e mesa partilhada na Praça do Carmo

“Vamos caminhar juntos”: Pe. Romeu inicia missão como administrador paroquial na São João Batista

Homilia da Missa de posse do Pe. João Aroldo Campanha

Pe. João Aroldo Campanha toma posse como pároco da Paróquia São José Operário

Paróquia Santa Teresinha acolhe Pe. Antônio Becker como novo pároco

Conselho Feminino Diocesano aprofunda o compromisso com a vida diante do avanço do feminicídio

JORNAL DO GRANDE ABC