Diocese de Santo André

8º Plano de Pastoral: dicas para evangelizar em tempos de pandemia

Nem mesmo a ausência de atividades com a presença de público e o isolamento social, em razão da pandemia da Covid-19, foi um obstáculo para pastorais, movimentos, grupos e fiéis prosseguirem a prática dos oito itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral, que vigora no quinquênio (2018-2022), com o principal objetivo de “ser uma Igreja que fortaleça a cultura e a espiritualidade do acolhimento em permanente ação missionária.”

Vários encontros tiveram que ser adaptados para as transmissões online e reuniões virtuais nas paróquias. A evangelização atingiu novos parâmetros. Inúmeras pessoas, que até então não tinham contato com ferramentas tecnológicas, buscaram o conhecimento para se aprimorar e promover ações por meio das mídias sociais.

Fruto do Sínodo Diocesano, que foi realizado entre os anos de 2017 e 2018, a Constituição Sinodal completou dois anos do lançamento, em abril deste ano. O documento contém as orientações para exercitar as principais prioridades estabelecidas para a Igreja Católica no Grande ABC: a Acolhida e a Missão.

 

Saiba as iniciativas de cada itinerário que ocorrem durante a quarentena e veja também como praticá-las neste período de distanciamento social:

Itinerário 1: o objetivo é fortalecer a comunhão e o sentimento de pertença. Propõe um novo olhar sobre as atividades que já são realizadas, de forma que possam promover a convivência comunitária, a interação entre os agentes de pastoral e uma vida comunitária orante.

Ao longo dos últimos quatro meses, paróquias promovem o Terço da Misericórdia, novenas dos padroeiros, além de grupos como o Apostolado da Oração, a Legião de Maria, o Terço dos Homens, o Movimento das Mães e Madrinhas Orantes pelos Sacerdotes e Novas Comunidades que se reúnem virtualmente para momentos de fé e reflexão.

Dica: convide os amigos e vizinhos do bairro para manhãs de espiritualidade, tardes de oração e noites de bate-papos em família por meio de aplicativos de reunião e lives nas mídias sociais como Facebook, YouTube e Instagram.

Itinerário 2: visa proporcionar um caminho de vivência com Jesus, por meio da formação sobre querigma, iniciação à vida cristã e à cultura e espiritualidade do acolhimento.

Um dos principais exemplos são as aulas de Catequese das paróquias, adaptadas para o universo online. As crianças são estimuladas a exercitar a criatividade, por meio de desenhos e mensagens de fé e esperança.

Dica: faça da sua casa, uma verdadeira igreja doméstica. Acompanhe e incentive seus filhos a desenvolverem o espírito cristão desde a infância, com o objetivo de tornar Jesus conhecido e presente na vida das pessoas nestes tempos de pandemia.

Itinerário 3: objetiva fortalecer as estruturas de acolhimento e, para isso, propõe a criação de canal de escuta; adequação dos horários; acompanhamento das pastorais; criação de uma rede de pessoas que se responsabilizem umas pelas outras; formação dos atendentes paroquiais e preocupação com questões de segurança.

No período de isolamento social, iniciativas como Acolhendo Corações e Serviços de Escuta Solidária têm sido as alternativas para aproximar os fiéis e buscar soluções para superação da angústia e do medo.

Dica: o diálogo e a acolhida são essenciais; é possível ser acolhedor durante a quarentena; distantes fisicamente, mas pertos do coração; utilize o telefone, WhatsApp e videoconferências para conversar e ouvir as pessoas; transmita mensagens motivacionais e eleve a autoestima do próximo.

Itinerário 4: o caminho passa pela criação e fortalecimento da Pastoral da Comunicação (PASCOM) nas paróquias e pela viabilização de uma rede comunicativa.

Contando com a participação de movimentos, pastorais e do clero, o projeto de lives diocesanas, a Semana de Comunicação por aplicativo virtual e a ação multimidia (site, mídias sociais, jornal digital e programa de rádio) se tornaram fundamentais para levar informação diária e de qualidade a todos os diocesanos. Paróquias criaram programas de bate-papos, podcasts e muitas iniciaram a transmissão ao vivo de missas e encontros.

Dica: o principal objetivo é fazer com que a informação chegue aos fiéis, de forma eficaz; por isso, o ideal é um planejamento para disponibilizar conteúdo de fotos, gravação de vídeos, lives, textos e artes nas mídias sociais e sites.

Itinerário 5: o objetivo é desenvolver a consciência missionária em todas as pastorais, movimentos e associações. O fortalecimento dos conselhos missionários, a formação e a integração de todos são atividades previstas para este fim.

Vale destacar a participação das paróquias e agentes de pastorais em formações como da Semana Diocesana de Liturgia, da Infância e Adolescência Missionária, da Pastoral Judiciária e Nulidade Matrimonial, e do Curso Preparatório para o Enem.

Dica: elabore atividades online como palestras e bate-papos sobre determinado tema, que realizem a integração de todas as pastorais e movimentos de sua paróquia, a fim de que se promova uma evangelização eficiente.

Itinerário 6: a divisão da paróquia em setores missionários e o cadastro dos paroquianos são atividades que nos permitirão identificar as potencialidades e fragilidades da área paroquial, constituindo comunidades capazes de responder mais rápida e concretamente às necessidades de cada setor.

Essas ações têm sido realizadas online e acompanhadas pelo COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), COMIRP (Conselho Missionário da Região Pastoral) e COMIPA (Conselho Missionário Paroquial).

Dica: Com a impossibilidade de reuniões presenciais, o levantamento, no momento, pode ser realizado pela internet e pelo WhatsApp, sendo uma ação importante para identificar as principais demandas e promover melhorias.

Itinerário 7: as principais atividades são as visitas missionárias de forma integrada com todos os visitadores da paróquia, para levar o Evangelho de Jesus Cristo a todos.

Em razão da pandemia da Covid-19, as visitas são substituídas temporariamente pelas mensagens gravadas ou por videoconferência para as famílias.

Dica: Criar grupos online e redes atuantes para realizarem esse trabalho permanente de visitas às famílias, hospitais, asilos, orfanatos, assim que tudo estiver seguro para todos.

Itinerário 8: ações em sintonia com o Vicariato Episcopal para a Caridade Social, com cadastro de pastorais, voluntários e famílias carentes; ações com foco no auxílio e partilha; e fortalecimento das pastorais sociais.

Campanhas como o Drive-Thru da Solidariedade para arrecadação de alimentos; de doação de agasalhos e distribuição de máscaras; o Varal Solidário e a Geladeira Solidária; as ações da Pastoral do Migrante e a entrega de marmitas são iniciativas caritativas em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade social nestes tempos de pandemia.

Dica: identifique as necessidades de seu bairro, paróquia e regiões periféricas com famílias e pessoas que necessitam de ajuda. Entre em contato com o Centro de Pastoral: (11) 99981-1233 e seja um Anjo da Caridade.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 20/11/2024

Diocese de Santo André se prepara para o Dia Mundial dos Pobres

Missa Diocesana dos Agentes do Dízimo celebra a força da comunidade na partilha

Dom Pedro sobre o Dia dos Fiéis Defuntos: “A morte não tem última palavra”

Pastoral da Pessoa Idosa comemora duas décadas de cuidado e esperança

Missas de Finados: veja a programação das missas nos cemitérios das Sete Cidades do Grande ABC

Ouvir com ouvidos do coração

nomeacoes

Decretos e Provisões – 01/11/2024

Missões Diocesanas reforçam o compromisso de ser uma Igreja em saída: “A missão é nossa resposta ao amor de Deus”

Encontro Diocesano da Pastoral da Acolhida fortalece a missão de serviço e espiritualidade