Padre Jacob Bordin: 40 anos de caminhada na Diocese de Santo André

“Os anos se passaram com lutas vencidas e derrotas sofridas. Hoje aguardo o que me reserva a vontade divina, na esperança que tudo ocorra para a maior glória de Deus e para um maior aumento e merecimento do tesouro da morada eterna”, disse recentemente, o padre da Congregação dos Missionários de São Carlos, Jacob Bordin, 92 anos, antes da despedida da Igreja Matriz de Santo André e de retornar ao estado do Rio Grande do Sul,  mais precisamente na cidade de Passo Fundo, no último trimestre deste 2020.

Na Diocese de Santo André, o sacerdote scalabriniano prestou serviços à Igreja e ao povo de Deus ao longo de aproximadamente 40 anos, nas igrejas matrizes de Santo André e de São Bernardo.

Padre Jacob Bordin nasceu no dia 25 de outubro de 1928, no município de Guaporé (RS). Sua trajetória religiosa começou lá na década de 1950 quando ingressou no seminário administrado pelos sacerdotes scalabrinianos. A ordenação presbiteral foi realizada no dia 7 de dezembro de 1957, na cidade de Dois Lajeados, no Rio Grande do Sul.

Realizou a primeira missa um dia depois de se tornar padre, em 8 de dezembro, no município gaúcho de Serafina Côrrea. Veio para a Diocese de Santo André no ano seguinte, mais precisamente na Igreja Matriz da cidade andreense, onde passaria grande parte de sua vida sacerdotal, finalizando a sua primeira passagem em 1964, na paróquia localizada na Vila Assunção.

Passou pelas paróquias Nossa Senhora das Graças, em Vicente Carvalho (distrito do município de Guarujá, em São Paulo), entre os anos de 1965 e 1971; Nossa Senhora do Rocio, no Grajaú (bairro da zona sul da capital paulista), entre 1971 e 1980; e São Pedro de Umbará, em Curitiba, entre os anos de 1981 e 1985.

Depois de mais de 20 anos, o sacerdote retornou à Igreja Matriz de Santo André como vigário paroquial. Permaneceu na paróquia entre os anos de 1985 e 1994, e em seguida, atuou pouco menos de dois anos no Instituto Cristóvão Colombo (Ipiranga – São Paulo), antes de ser nomeado para missão na Igreja Matriz de São Bernardo do Campo (atua Basílica Menor –Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem). Lá atuou como vigário paroquial entre 1996 e 2004.

No ano de 2005, pela terceira vez, volta para a Matriz de Santo André. Em 2007, Pe. Jacob celebrou seu Jubileu de Ouro (50 anos de sacerdócio) e posteriormente em 2017, 60 anos de ordenação presbiteral, já como sacerdote emérito, no local onde permaneceu mais tempo de sua vida (por volta de trinta anos).