Envio dos seminaristas para as pastorais 2021

Há muitas décadas a Diocese de Santo André envia os seminaristas das casas de formação da filosofia e da teologia para o estágio pastoral nas paróquias das regiões pastorais. No ano de 2020, devido a pandemia da Covid-19, infelizmente, os seminaristas puderam realizar apenas uma curta experiência, paralisada pela interrupção das atividades presenciais nas comunidades no mês de março último.

O estágio pastoral é uma das principais vias de inserção do candidato da formação presbiteral na vida concreta das comunidades, sob a orientação de um padre. O Conselho dos Formadores procura possibilitar aos candidatos, ao longo dos anos, viver experiências de realidades distintas e muitas vezes até desafiadoras, visando permitir ao futuro presbítero uma mais tranquila inserção, especialmente no tocante ao trato com grupos e pessoas, nas paróquias nas quais possa servir mais adiante.

O estágio pastoral é uma troca muito significativa, tanto do seminarista para com a paróquia quanto o contrário. O seminarista dedica-se a acompanhar o desenvolvimento da fé das comunidades, especialmente ajudando em detalhes orientados pelos párocos e muitas vezes até em dramas maiores da vida cotidiana de matrizes, capelas e outras realidades existenciais. A paróquia, por sua vez, imprime marcas na vida do formando, depositando nele de modo significativo, a sua esperança, além de visões de mundo e de Igreja que muitas vezes o estudo acadêmico, por si só, não consegue explicar.

O compromisso por um bom processo formativo é de todos os envolvidos, como afirma dom Pedro: “os padres e paróquias que recebem seminaristas para o estágio pastoral, demonstram um verdadeiro amor à nossa Igreja diocesana. Um amor que não são belas palavras, mas compromisso na formação dos futuros presbíteros. Uma questão essencial para a Igreja. Que Deus os abençoe a todos”.

Por ocasião da pandemia da Covid-19, os detalhes e modalidades da pastoral ainda serão refletidos entre os reitores da filosofia e da teologia e cada pároco de pastoral, visando oferecer uma oportunidade de vivência da dimensão pastoral, sem descuidar, entretanto, dos protocolos sanitários próprios do período em que vivemos. Confira a lista das paróquias que receberão seminaristas em estágio pastoral este ano:

Região Santo André – Centro

Paróquia São Judas Tadeu, Bairro Campestre: Sem. Cauê Ribeiro Fogaça (4º ano de teologia);

Região Santo André  –  Leste

Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Vila Luzita: Sem. William Maia Gomes Leite (2º Ano de Teologia) e Sem. Bruno Xavier Biazutti (1º Ano de Teologia);

Paróquia São Geraldo Magella, Guaraciaba: Sem. Gustavo Laureano Pinto (2º Ano de Teologia);

Paróquia São Jorge, Cidade São Jorge: Sem. Victor Pereira Guimarães (1º Ano da Teologia);

Região Santo André – Utinga:

Paróquia São João Batista, Parque João Ramalho: Sem. Douglas Bazílio da Silva (3º ano de filosofia);

Região São Bernardo do Campo – Centro:

Paróquia São Pedro e São Paulo, Vila São Pedro: Sem. Lucas Moreira Barcello (3º Ano de filosofia)

Paróquia São José, Baeta Neves: Sem. Jhonatan Kauê Fernandes dos Santos (1º Ano de teologia)

Paróquia Imaculada Conceição Aparecida, Parque Selecta: Sem. Maurício Antônio Borges (3º Ano de filosofia)

Região São Bernardo do Campo – Anchieta:

Paróquia Santa Maria, Bairro Demarchi: Sem. Jefferson Expedito Almeida (2º Ano de filosofia) e Sem. Alex Jones da Silva (1º Ano de filosofia)

Paróquia Santo Antônio, Bairro Batistini: Sem. Wellington Batista Silva de Aquino (3º Ano de filosofia)

Paróquia Nossa Senhora da Assunção, Bairro Assunção: Sem. Leonardo Sanchez (2º Ano de filosofia);

Paróquia Sagrada Família, Bairro dos Casa: Sem. Douglas Colácio (3º Ano de teologia);

Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, Jardim das Orquídeas: Sem. Jorge Luis Gomes Bonfim (4º Ano de teologia);

Paróquia Santa Luzia Virgem Mártir, Jardim Thelma: Sem. Gabriel Henrique Souza de Almeida Sertório (2º Ano de filosofia);

Região São Bernardo do Campo  – Rudge Ramos:

Paróquia São João Batista, Rudge Ramos: Sem. Rafael Lourenço Campachi Martins (1º Ano de filosofia);

Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Santuário Diocesano), Paulicéia: Sem. Diego das Dores Gonzaga (2º Ano de Teologia);

Região São Caetano do Sul:

Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Bairro Barcelona: Sem. André Lucas Chaves (1º Ano de teologia);

Paróquia São Francisco de Assis, Bairro Santa Maria: Sem. Elton Lima Vidotti (1º Ano de filosofia);

Região Diadema:

Paróquia Imaculada Conceição, Centro: Sem. Breno de Oliveira Santos (1º Ano de filosofia);

Paróquia Cristo Rei, Parque Real: Sem. Fernando Oliveira do Nascimento (3º Ano de filosofia);

Paróquia Santa Rita de Cássia, Vila São José: Sem. Eduardo Nunes Zampar (1º Ano de filosofia);

Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes: Sem. Thiago Batista da Silva (1º Ano de teologia);

Região Mauá:

Paróquia Imaculada Conceição, Bairro da Matriz: Sem. Luiz Limeira de Souza Júnior (2º Ano de filosofia);

Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, Vila Vitória: Sem. Lucas Chagas de Souza (1º Ano de teologia);

Paróquia São Vicente de Paulo, Parque São Vicente: Sem. Eduardo Barbosa Pereira (1º Ano de teologia);

Paróquia São Felipe Apóstolo, Parque das Américas: Sem. Romário da Rocha Cunha (1º Ano de Teologia);

Região Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra:

Paróquia Sant’Ana, Bairro Santana, Ribeirão Pires: Sem. Eduardo de Amorim (2º Ano de filosofia);

Paróquia São Sebastião, Centro, Rio Grande da Serra: Sem. Joel dos Santos Machado (1º Ano de teologia);

Quase-paróquia Nossa Senhora de Fátima, Vila Sueli, Ribeirão Pires: Sem. Paulo Henrique Louback da Silva (1º Ano de teologia);

A caridade não passará

Missa Exequial do Diácono Permanente Geraldino Pereira Coutinho é celebrada em Santo André

Nota de Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Diác. Geraldino

Nota de Pesar pelo falecimento do Diácono Geraldino Pereira Coutinho