Diocese de Santo André

Santa Missa com Dom Pedro abre programação da V Semana Diocesana de Comunicação no dia 16 de maio

Promovida pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Santo André, a V Semana de Comunicação acontecerá nos dias 16, 18, 19 e 20 de maio de 2021. A abertura ocorrerá no domingo (16/05), às 11h, com a Santa Missa em Ação de Graças pelos Comunicadores e por todos os agentes da Pascom, que será presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade andreense.

A ação integra as celebrações do 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais (16 de maio), inspirada na mensagem do Papa Francisco: “Vem e verás” (Jo 1, 46): Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são.

A programação prossegue na terça, quarta e quinta (18 a 20/05), às 20h, com transmissão pelo YouTube da Diocese. Não é necessário fazer inscrição e as lives são abertas a todos os integrantes das Pascoms paroquiais e interessados nas temáticas que envolvem a comunicação.  A organização é da Pastoral da Comunicação sob a coordenação diocesana de Fernanda Minichello e dos padres Tiago Sibula (coordenador do Departamento de Comunicação) e Marcos Vinícius (vice-coordenador do Departamento de Comunicação).
*

Confira a programação: 

Domingo (16/05) – Horário – 11h

Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini em Ação de Graças pelos 32 anos da Pascom, pelos agentes das pastorais da comunicação e por todos os comunicadores

Terça (18/05) – Horário – 20h
Tema: “Vem e verás” (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são.
Palestrante: Tiago Marcon (missionário/celibatário – Comunidade Canção Nova)

Quarta (19/05) – Horário – 20h
Tema: O design gráfico na comunicação católica
Palestrante: Tiago de Carvalho (ilustrador e sócio diretor de criação da Címbalo Comunicação e do perfil @naosouilustra)

Quinta (20/05) – Horário – 20h
Tema : O poder das redes sociais na comunicação católica
Palestrante: Matheus Victor (especialista em mídias sociais e designer gráfico; fundador da Sentinela da Comunicação)

*

Sobre a mensagem do Papa Francisco
A introdução da carta divulgada pelo sumo pontífice, na véspera da Memória de São Francisco de Sales, 23 de janeiro de 2021, padroeiro dos jornalistas e dos comunicadores, recorda a Mensagem para o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que para poder contar a verdade da vida que se faz história é necessário sair da presunção cómoda do ‘já sabido’ e mover-se, ir ver, estar com as pessoas, ouvi-las, recolher as sugestões da realidade, que nunca deixará de nos surpreender em algum dos seus aspetos.

“Por isso, este ano, desejo dedicar a Mensagem à chamada a «ir e ver», como sugestão para toda a expressão comunicativa que queira ser transparente e honesta: tanto na redação dum jornal como no mundo da web, tanto na pregação comum da Igreja como na comunicação política ou social. “Vem e verás” foi o modo como a fé cristã se comunicou a partir dos primeiros encontros nas margens do rio Jordão e do lago da Galileia”, cita o Papa Francisco.  Os capítulos da mensagem abordam a necessidade de “gastar a sola dos sapatos”, não apenas produzir as notícias por meio da tecnologia oferecida para a humanidade, mas também promover a arte do encontro e do diálogo através da informação; Francisco ainda fala da dignidade dos profissionais, na busca incessante pela veracidade dos fatos, abrir espaço para boas notícias e pela coragem em denunciar as injustiças do mundo, tendo como objetivo uma sociedade livre da violência e das desigualdades.

Papa Francisco encerra a mensagem dizendo que: “Nas nossas mãos, temos os livros; nos nossos olhos, os acontecimentos”, afirmava Santo Agostinho, exortando-nos a verificar na realidade o cumprimento das profecias que se encontram na Sagrada Escritura. “Assim, o Evangelho volta a acontecer hoje, sempre que recebemos o testemunho transparente de pessoas cuja vida foi mudada pelo encontro com Jesus. Há mais de dois mil anos que uma corrente de encontros comunica o fascínio da aventura cristã. Por isso, o desafio que nos espera é o de comunicar, encontrando as pessoas onde estão e como são”, finaliza.

 

Leia aqui, a mensagem, na íntegra: 

 

*Recorde as quatro primeiras edições da Semana Diocesana de Comunicação:

1ª edição
Semana da comunicação tem início em nossa Mitra Diocesana

*
2ª edição
PasCom Diocesana transmite formação para seus agentes

*

3ª edição
Semana de Comunicação prioriza informação humanizada e inclusão nas mídias sociais

Missa em Ação de Graças pela Pastoral da Comunicação Diocesana

*

4ª edição
Abertura da Semana de Comunicação indica caminho das boas histórias

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO