Diocese de Santo André

Rede Vida: Dom Pedro Carlos Cipollini fala sobre o projeto de Deus para os casais e a catequese matrimonial

O Bispo da Diocese de Santo André e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Pedro Carlos Cipollini, participou na noite de sexta-feira (13/08), do jornal JCTV da Rede Vida de Televisão para falar sobre a vocação matrimonial.

 

Assista a entrevista, na íntegra

Na conversa com o jornalista Paulo Júnior, Dom Pedro refletiu sobre o evangelho do dia 13 de agosto (Mt 19, 3-12) em que os fariseus questionam Jesus em relação ao matrimônio, ao passo que Ele apresenta as duas colunas de sustentação do casamento: unidade e fidelidade.  “De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”, diz Jesus.

“Um homem e uma mulher juntos por toda a vida. E ao questionarem isso a Jesus, Ele reporta-se à questão que está na bíblia, na criação, no projeto de Deus. O projeto de Deus é o amor. O amor não é por uma temporada, é por toda vida”, explica Dom Pedro.

De acordo com o bispo diocesano, a Palavra de Deus nos indica para vivenciarmos o matrimônio como uma vocação, mesmo diante das dificuldades do dia a dia.

“Na medida que o amor é grande tudo se supera, porque o amor tudo pode. Mas se o amor é fraquinho, aí o carro vai dando muito tranco. Não pega direito, mas à medida que o amor é grande, até o sofrimento se integra  porque o sofrer ensina a amar também”, sintetiza.

Os casais precisam ter maturidade e as igrejas prepararem momentos para que eles possam assumir o matrimônio com esta consciência madura, ou seja, os casais vão se abrindo cada vez mais à possibilidade desta preparação, uma catequese matrimonial, como define Dom Pedro Cipollini.

O Bispo participou na manhã de sábado (14/08/2021) da abertura do III Simpósio Diocesana da Família com a celebração da Santa Missa.

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”