Diocese de Santo André

Diocese inicia processo de escuta para a indicação do novo coordenador diocesano de Pastoral

A Diocese de Santo André realiza durante os meses de setembro e outubro, o processo de escuta para a indicação do novo coordenador diocesano de Pastoral, que será ratificado no dia 18 de novembro, durante a última Reunião Geral do Clero de 2021. O escolhido sucederá Pe. Joel Nery, que já cumpriu dois mandatos na função, entre os anos de 2015 e 2021.

Segundo o estatuto do Coordenador Diocesano de Pastoral, no artigo 3º, o coordenador diocesano de Pastoral é nomeado pelo bispo diocesano, após consulta realizada na Reunião Geral do Clero e no Conselho Diocesano de Pastoral. O parágrafo 1º diz que “os clérigos provisionados da Diocese e os leigos e consagrados membros do Conselho Diocesano de Pastoral indicam três nomes em ordem de preferência. Dentre os três mais votados, o bispo diocesano nomeia o coordenador diocesano de Pastoral.”
*

Palestra formativa
No último dia 26 de agosto, durante a terceira Reunião Geral do Clero, a palestra formativa deu início ao processo de reflexão diocesana em vista da indicação do novo coordenador diocesano de Pastoral. A apresentação do conteúdo aos padres e diáconos da Diocese de Santo André foi realizada pelo coordenador geral do secretariado de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo, Pe. Tarcísio Marques Mesquita, que promoveu uma formação sobre quem é o coordenador diocesano de Pastoral e quais as funções atribuídas à Coordenação Diocesana de Pastoral na Igreja de hoje.

 

Processo de escuta dos leigos do CDP
O Centro Diocesano de Pastoral enviará aos leigos membros do CDP (Conselho Diocesano de Pastoral), um vídeo para reflexão sobre a função do padre coordenador diocesano de Pastoral. Em seguida encaminhará uma consulta, por WhatsApp ou e-mail, aos membros supracitados.  Após consultar os demais leigos do CRP (Conselho Regional de Pastoral) de sua região pastoral, cada um responderá a consulta indicando três padres da diocese (por ordem de preferência) para assumir a função de coordenador diocesano de Pastoral. Este processo deverá ocorrer nos meses de setembro e outubro.

 

Escuta do clero nas regiões pastorais
O coordenador de cada região pastoral deverá organizar uma reunião regional com o clero para reflexão e indicação de três padres (em ordem de preferência) para a coordenação diocesana de Pastoral. Os três nomes de cada região devem ser enviados ao Centro Diocesano de Pastoral, por e-mail ou WhatsApp até o dia 11 de novembro de 2021.

 

Indicação na Reunião Geral do Clero
No dia 18 de novembro, na última Reunião Geral do Clero em 2021, a partir da lista com os nomes indicados pelo clero de cada região pastoral e pelos leigos membros do CDP, será feita, por meio de votação, a indicação de três nomes de padres ao bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, que escolherá o sucessor de Pe. Joel Nery (que já cumpriu dois mandatos) na Coordenação Diocesana de Pastoral.

A Diocese de Santo André está unida em oração para que o Espírito Santo nos ilumine e nos guie durante esse processo de escuta com as participações dos leigos e do clero, nas indicações e na escolha do futuro coordenador diocesano de Pastoral.

Leia mais:

Clero da Diocese de Santo André recebe formação sobre as funções do Coordenador Diocesano de Pastoral

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal